O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 18 de julho de 2010

Emparedadas

"Desde o séc. XII até ao séc. XV, se acham em Portugal muitas Emparedadas. Eram mulheres varonís que, desenganadas inteiramente do mundo, se sepultavam em vida numa estreita cella, cuja porta no mesmo ponto da sua entrada, se fechava com pedra e cal, e so por morte da inclusa se abria para ser levada finalmente à sepultura; no logar da porta, e ao tempo de a tapar, ficava so uma pequenina fresta por onde se lhes ministrava o indispensável necessario para a vida, que poucas vezes passava de pão e agua, recebiam o corpo de Christo, e fallavam ao seu confessor unicamente no que respeitava á sua consciencia. E de se fecharam entre paredes ou emparedando-se se chamaram Emparedadas".

2 comentários:

Kunzang Dorje disse...

interessante... será que há alguma relação entre as emparedadas e as prostitutas sagradas?

Kunzang Dorje disse...
Este comentário foi removido pelo autor.