O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 22 de maio de 2008


rosa que a chuva veio beijar

5 comentários:

Anónimo disse...

Rosas que eu venho cheirar...
tão lindas...tão belas...tão frescas...
Obrigada Joana!

Anónimo disse...

Que aroma tão suave e delicado!

Anónimo disse...

Nós somos lindas... A fotografia é que podia ser melhor...

Anónimo disse...

“A menina levou o presente ao seu pai e disse: É para si, paizinho”.

Quando o pai viu que a caixa estava vazia, gritou dizendo: “Tu não sabes que quando se dá um presente a alguém colocamos sempre alguma coisa dentro da caixa?”

A menina pequenina olhou para cima com lágrimas nos olhos e disse:

-Oh, paizinho, não está vazia. Eu soprei beijinhos para dentro da caixa.



Este pequeno texto, cujo autor desconheço, parece-me que combina com a Joana e a fotografia, a Isabel, a Saudade, o Futuro e o Anónimo. A fotografia é como a caixa, a Joana como a criança, o Anónimo é como o pai e a Isabelsaudadesfuturo a consciência iluminada que trespassa as aparências e nelas percebe a beleza, a frescura e a delicadeza suave, embora a fotografia em si não expresse nada disto, do mesmo modo que a caixa embora cheia de beijinhos parecia vazia aos olhos do pai.



Não ligue muito à fotografia em si, Anónimo. O ponto forte desta imagem é a não imagem, o gesto! Não queira apagar a criança com preconceitos de qualidade técnica e estética. Já sabemos que o forte deste blogue são os textos, alguns deles brilhantes, a diversidade de géneros humanos numa espécie de baile de máscaras, onde a música é constantemente entrecortada, e o recreio de crianças advindas de muitas tribos cujas diferenças faciais parecem desenhar ao longe a cauda de uma serpente malhada que por vezes parece mais extensa e resplandecente e outras mais desmaiada, como nos últimos tempos.

JoanaRSSousa disse...

:)