O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sexta-feira, 23 de maio de 2008

Deus e Filosofia

Disse, há dias, que o objecto de pensamento da filosofia é Deus e que se o objecto não é Deus, não é filosofia. A filosofia é a busca de sentido para a existência de que nos apercebemos e, nessa busca, Deus seria aquilo em que encontraríamos sentido, porque é a razão de ser do mundo, a sua explicação. Afinal, enquanto não (nos) interrogarmos (acerca de) Deus, o princípio, não obteremos respostas que expliquem por que é que este mundo existe e por que é como é. Uma ciência perfeita, que explicasse de verdade em verdade o porquê de cada coisa, começaria por Deus e deduziria tudo a partir d'Ele. Sem o conhecimento de Deus, o nosso conhecimento do mundo será sempre incompleto, porque desconhecemos o princípio, e viveremos assombrados por dúvidas constantes acerca de realidades e ilusões. Por isso, Deus é o objecto primeiro dos pensadores que buscam o sentido para a ou a explicação da existência (ou de alguns seus aspectos como, por exemplo, a arte) - os filósofos.

1 comentário:

Anónimo disse...

E se Deus nunca puder ser objecto ? E se não houver princípio ? E se formos o que peocuramos (pensar), fadando-nos a não o encontrar enquanto o procurarmos (pensar) ?