O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sexta-feira, 23 de maio de 2008

Misticismo e Racionalidade

O misticismo é a tentativa de dissolução do sujeito no objecto de pensamento. Não implica o abandono da razão (se isso é sequer possível... e o que é a razão?), podendo até ser implicado ou despoletado (experiência mística) por uma ascensão racional, por exemplo através de argumentação. Pensa-se, muitas vezes, que os místicos não são racionais e que os racionais não são místicos, o que é um erro, uma pequena guerra sem sentido. As tentativas de redução do mundo a uma ou outra categoria, quando é evidente que co-existe com outras, é uma idiotice. Assim, tentar eliminar o misticismo ou a racionalidade do nosso pensamento é uma idiotice, porque o modo como o mundo é permite o misticismo, no nosso próprio desconhecimento e tentativa de saber mais, procurando um objecto transcendente que tenha gerado o mundo, e a racionalidade (e o que é a racionalidade? Não esqueçamos que são os próprios lógicos a afirmar que o modo como pensamos é bastante mais caótico do que a representação idealizada e simplificada das linguagens formais da lógica proposicional e de predicados), nessa mesma busca (e noutras). Dois mundos perfeitamente compatíveis, especialmente quando a busca é abertura-aventura, divino caminho para os enormes e etéreos portais da Deusa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Só me dou a quem me rejeite
Só amo a quem me mate
Só sou quem me despreze
Só liberto quem me ate