O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Não há nada que dure para sempre...

Sempre acreditei o contrário. Nunca tinha visto a vida acabar. Mas agora, havia uma despedida, e eu tinha de aceitar que Miguel dizia-me a verdade. Nesse dia, a dor casou-se com o sofrimento. Perdi o amanhecer, não dei conta da noite.
Mais do que a dor da despedida, roubaram-me a eternidade. Viver debaixo deste postulado, determinando que tudo tem um fim, fez do meu mundo um corredor estreito.
Começar tudo de novo. O tempo foi definido em intervalos. O dia acaba. A noite finda. Uma largarta morre. Uma borboleta nasce. "Tudo acaba um dia". Foi com essa afirmação que o meu corpo quase assumiu o seu fim.
O dia se prolonga na noite, todos os dias. Umas vezes fria e escura, à espera da cor no dia seguinte. Noutras quente e suada, pede o fresco do amanhecer. Muda a cor, muda a temperatura e é dia e noite todos os dias. Na Primavera, Verão, Outono, Inverno e de novo a Primavera o dia é sempre dia. A lagarta cresce bem devagar até ganhar a asas da borboleta.
Meu mundo cresceu, lá fora o dia é dia de novo. A borboleta nasce e morre. Entre nascer e morrer, voa.

Fosse a vida finita
com um início e um fim           
o pecado seria só um

acreditar que a vida
não tem fim


quando tudo parece findar
nasces de novo
sem dares por isso


sorriso que prolonga no riso,
antes o pranto
outro sorriso de novo


entre inspirar e expirar
respiras
entre amanhecer e anoitecer
é dia


Quando voltar a ver Miguel, com um abraço, segredo bem de mansinho:

- A vida não existe sem mudança...

1 comentário:

Marcos Gomes disse...

Caro Paulo Borges,
Saudações Lusitanas!

Há cerca de dezoito anos, aportava eu nas terras de Cabral e Pessôa. Foram cinco anos de uma rica experiência e muitos amigos sinceros. Gostaria de compartilhar minhas experiências e pesquisas aqui na "Terra Brasilis".
Espero ter em ti um grande amigo.
Visite o meu blog e conheça um pouco de mim e do meu trabalho.
UM grande abraço,
Marcos Gomes

http://redecristica.blogspot.com/