O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ESPERANça

vi hoje pela primeira vez
as andorinhas
todas
numa azáfama ruidosa de reconstrução dos ninhos
no burocrático edifício
das Finanças

as andorinhas
trazem o decreto
que institui
a abertura oficial
da Primavera

4 comentários:

Unknown disse...

Andorinhas sim, ébrias de sol e ar, aquelas que voltam sempre todos os anos, no mesmo dia, cruzam montanhas e mares e voltam sempre. Só o amor, quando foge vai para longe, esperas em vão e não volta mais. (Rondinne al nido de Vincenzo de Crescenzo). Fez parte do reportório de Caruso e também foi maravilhosamente interpretado por Luciano Pavarotti (que saudades). E saudades muitas da infância de verões de terra molhada do final do dia, da rega do jardim, das andorinhas que voavam no céu, os seus cantos, ébrias de luz e ar.... que saudades deus meu... longínquos dias do doce Verão. E já agora, a letra completa, da música de Pavarotti, em italiano, a língua materna do meu progenitor.

Sotto la gronda de la torre antica
Una rondine amica,
Allo sbocciar del mandorlo è tornata.
Ritorna tutti gli anni,
Sempre alla stessa data,
Monti e mare essa varca
per tornar.
Solo amore
Quando fugge e va lontano
Speri invano
ma non torna più,
Speri invano
Ma non torna più.

II
Ne la penombra dolce della sera
Passa la primavera.
Cinguettano le rondini nel volo,
Ebbre di luce e d'aria.
Ed io son triste e solo;
Monti e mare tu non varchi
per tornar.
Mia piccina,
Fosti tutta la mia vita;
Sei fuggita
E non torni più.
Sei fuggita
E non torni più.

Obrigada Platero, apesar das muitas lágrimas nos meus olhos. :) E se não conhece a música, investigue no youtube e deixe levar-se pela emoção das palavras. Bem Haja.

platero disse...

Grato, Glimpse

pelos sentimentos de saudade, mas também de ternura, que as minhas palavras de felicidade e esperança- só porque vi de volta as andorinhas-
provocaram em si.
saber que a imagem ou o travo das palavras lhe arrancaram lágrimas, que só podem ser de alegria ou de catarse,
justificam o risco, a temeridade que é lançá-las para o ar, sem saber o bem ou o mal que pode vir na sua esteira.

beijinho muito amigo para si

platero disse...

Glimpse

ouvi - por PAVAROTTI

é lindo
dá para entender as suas lágrimas

beijinho

Unknown disse...

Platero, ainda bem que gostou. Deixou-me saudades a partida desse grande artista. Desde a minha infância que o escutava, em áreas de ópera, e nas belas canções napolitanas.

Recordo o primeiro CD que entrou em casa dos meus pais, ainda não tínhamos a "aparelhagem" para os escutar, mas o meu Pai, como apreciador de música, e prevendo que iríamos ter um dia um leitor de CD, trouxe do estrangeiro o dito CD de Pavarotti, MAMMA, cheio de belas canções napolitanas. Dessa viagem veio também Gershwin e Chopim, pelas mãos de Claudio Arrau.

A dita "aparelhagem" marca Philips, apareceu uns meses depois, grande, com grandes colunas. Belo som, fiquei efusiva de alegria, eu que adoro música, poder escutar com mais qualidade ainda as dezenas de discos de vinil e os CDs que depois se seguiram... Ainda hoje funciona. Que posso dizer, memórias, sempre com música de fundo, em jeito de banda sonora. Obrigada pela partilha. Beijinho para si.