O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 6 de abril de 2010

O que liberta os escravos escraviza os livres.

15 comentários:

Ana Margarida Esteves disse...

Sendo assim, temos de nos resignar a que certos seres humanos sejam escravos, nem que seja para libertar os "livres" de terem de lidar com aqueles aspectos mais "chatos" e "comezinhos" da vida que os impedem de gozar plenamente a sua "liberdade"?

Paulo Borges disse...

Não creio que seja isso que a frase diz.

Kunzang Dorje disse...

a meditação liberta os escravos mas escraviza os livres... assim que alcancemos a outra margem, há que deixar para trás a jangada que nos transportou.

Kunzang Dorje disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Borges disse...

Até a liberdade escraviza os livres...

Ana Margarida Esteves disse...

Ok, então o que diz a frase?

Ana Margarida Esteves disse...

Então o que é que não escravisa os livres nem os escrevos? A morte, a auto-aniquilação? O entregar a própria vontade a um "valor" (quase sempre incarnado em entidade) mais "alto"? Negando assim a própria liberdade? Sendoa ssim, o melhor não será admitir que a liberdade não exist e que o melhor para todos nós é fazermos parte de alguma seita ou séquito "para o nosso bem"?

Kunzang Dorje disse...

julgo que assim como a escravidão escraviza os escravos, a liberdade escraviza os livres... escravidão e liberdade... satanás e deus... samsara e nirvana... duas faces de uma só moeda que é preciso deitar fora. O que fica? Um bolso vazio.

Ana Margarida Esteves disse...

A liberdade, ou a ânsia pela liberdade que impede que quem a deseja repare nas outras coisas à sua volta?

Paulo Borges disse...

A ânsia de liberdade impede ver que ela está continaumente presente.

Ana Margarida Esteves disse...

A liberdade pode estar continuamente presente. As condições para o seu efectivo exercício é que não.

Paulo Borges disse...

A liberdade transcende por natureza todas as condições, incluindo a de ser livre.

Ana Margarida Esteves disse...

Como assim?

Unknown disse...

Num sonho (e isto é real, sonhei com esta frase depois de a ter lido) sobre esta frase, que se incrustou na minha cabeça, surgiu a palavra Liberdade... fiquei a pensar nisto e vim novamente aqui, morta de curiosidade por mais explicações e significados da frase. Surgiu-me também a palavra esperança. Sem esperança um escravo será mais livre dos que os livres que se agarram à esperança, permanentemente, crendo e esperando que algo ou alguma coisa seja diferente que o presente, esperando que o presente, se mau, termine, esperando que o presente, se bom, nunca se acabe... afinal não estamos livres, pois vivemos preso e escravos da esperança.

baal disse...

pensa baal... os escravos fossem livres tu eras escravo?
pensa baal... sem escravidão não há liberdade?

pensa baal... se não fossem as antigas religiões (todas elas) a humanidade era livre.

quem fala em escravos escraviza.

por um mundo sem escravos e religiões. deus, escravos e acólitos são a vergonha que se vê.
à luta. às armas.