quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Pergunta a Taisen Deshimaru Roshi
Pergunta
Obaku, Muso e outros grandes mestres Zen disseram várias vezes que a compreensão intelectual do Zen era um obstáculo à sua verdadeira compreensão. Recomenda ler ou não? É perigoso?
Resposta [Taisen Deshimaru Roshi]
Não é mau, mas não se deve cometer erros. Às vezes ler é bom. Se só praticas zazen, o conhecimento não progride; deves ler livros, mas escolhidos com cuidado. Não se deve confundir a Lua com o dedo apontado para lá. Tosan queimou todos os seus livros! Talvez ele era muito emocional. Foi uma grande decisão. Se lês muito, tornas-te fraco e estás sempre a hesitar. Mas Tosan já sabia tudo. Ele leu demais. Então queimou tudo e não fez mais nada do que praticar zazen.
fonte:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Caro JCN,
foi inspirado nesta leitura que eu fiz a pergunta incendiária. Por vezes, gosto de me sentar e de imaginar sentir um fogo que purifica todas as minhas impurezas... tal qual a aguardente que mata o bicho... bebes e sentes a onda fogosa a escorrer pelas vísceras abaixo, purificando tudo o que aparece à frente... E aquela senhora tailandesa que morreu há poucos anos por combustão humana espntânea? Segundo parece, por vontade própria...
kunjang isto de queimar livros é perigoso, apesar de existir um detective, sem clientes, pepe carvalho (personagem de montalban) que os queima para acender a lareira é pena queimar os dos filósofos, com uma especial predileção pelas várias edições da 'utopia' do thomas more.
queria dizer kunzang (de qualquer das formas os nomes nada dizem).
Enviar um comentário