O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Hoje e Amanhã - 20 e 21 - 18 h 30 m - Meditação e Ilusão-Criação

Decorre hoje, dia 20, pelas 18. 30, o 3º Encontro Inter-Religioso de Meditação, no Centro Bahá’í de Lisboa, na Av. Ventura Terra, n.º 1 (Metro Telheiras) (ver mais informação em Actividades, na coluna direita deste blogue).
Amanhã, dia 21, à mesma hora, alguém que não sabe se existe proferirá alguns delírios sobre "Ilusão e Criação em Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa" no Anf. IV da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (cf. Actividades). Entre outras enormidades será comentada a seguinte afirmação de Rafael Baldaia (Fernando Pessoa): "Deus existe com efeito para si-próprio, mas Deus está enganado".
Se tiverem coisas úteis para fazer, não venham ! E, se não tiverem, não venham também ! Mas à meditação, sim, venham todos ! Abraços !

1 comentário:

Anónimo disse...

Com, ou s/cem "coisas úteis para fazer", amanhã irei à Faculdade ouvir os teus "delírios"... certificando a tua Ilusão-existência.
E, hoje, acho bem que meditemos sobre essa coisa que é o existir...