O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 3 de fevereiro de 2008

Carnaval do Mundo

"A máscara humana é a vera efígie da morte.
Nascer é pôr a máscara. A criatura não desce ao mundo sem vestir primeiro o seu hábito" - Teixeira de Pascoaes, Verbo Escuro, Lisboa, Bertrand, s.d., p.42.

"A criação é um bailado de máscaras... cósmico entrudo tenebroso !... a vertigem... um delírio de ritmos que se quebram e refazem... estátua de pó, turbilhonante, mostrando, à infinita cegueira, o seu busto de dor, assente sobre o Nada e o Sonho..." - Ibid., pp.44-45.

"Carnaval significa Sinceridade. O homem só é verdadeiro quando se julga incógnito. Se tem de representar a sua pessoa, a arte absorve-o e desvia-o do seu próprio ser" - Ibid., p.39.

"A herdade faculdade de fingir criou a pessoa, a figura atrás da qual nos escondemos, - a figura que anda, pelo mundo, em nosso nome" - Ibid., p.40.

2 comentários:

Ana Margarida Esteves disse...

É por isso que no Carnaval, o que resta da antiga Festa dos Loucos, as pessoas põem uma máscara para pelo menos durante uns quantos dias poderem mostrar a sua verdadeira face.

luizaDunas disse...

A citação do "Carnaval significa Sinceridade. ..." abriu-me as perspectivas. Adorei.