O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Shiva e Buda - Quem tu vês e o que sentes



Quadro de João Teixeira da Motta, intitulado e enviado pelo próprio, de Nova Iorque. Segundo as suas palavras: "O quadro é mágico no sentido de que se o olhas com intenção durante uns minutos as imagens ganham vida e mudam, adquirem várias expressões e comunicam contigo, pelo menos essa é a minha experiência..."

40 comentários:

Anónimo disse...

O João é um louco de Deus. Tem uma criatividade inspirada.

Anónimo disse...

Não sei porquê mas este quadro assusta-me...

Anónimo disse...

Tens medo de ti?

Anónimo disse...

Eu não tenho medo, nem do quadro nem de mim: tenho medo. E isto é que é terrível.

Anónimo disse...

É isto que faz a New Age...

Anónimo disse...

O quadro olha-nos de outro mundo.

Anónimo disse...

Ou da ausência de mundo?

João Beato disse...

Pessoalmente, a combinação de Shiva e Buda não me poderia ser mais querida. De repente reparei que havia à direita um terceiro rosto, e imediatamente associei-o ao Espírito Santo. Uma Trindade certeiríssima: Shiva a Oriente, Espírito Santo a Ocidente, Buda no centro (pois pode ser tanto Ocidente como Oriente e, ao mesmo tempo, não ser nenhum dois dois).

Anónimo disse...

Maria da Conceição, se engolisse umas gotinhas de mim certamente iria encontrar-se frente a frente com o Demónio...

Anónimo disse...

Substâncias como a tua não passam de diabretes perante o demónio que quotidianamente em mim venço na e pela Cruz de Cristo.

Anónimo disse...

Ainda não tinha visto o terceiro rosto: eis uma trindade bem new age... Blasfémias de garotos.

Anónimo disse...

Olhem para o quadro. Esqueçam os comentários.

Anónimo disse...

Olhem para O que nos olha.

Anónimo disse...

Só vejo demónios e vampiros...

Anónimo disse...

Pois, a imagem é um espelho...

Anónimo disse...

Bem sei, mas Adão tem uma quota parte de responsabilidade naquilo em que me tornei: demoníaca e rebelde... nunca me deixou fazer o que eu queria! Depois, arranjou uma Eva submissa...

Anónimo disse...

E tu, agora, dedicas-te a quê? És dominadora de homens?

Anónimo disse...

Isso. Sou uma força cega, fecunda, cruel, criativa, acariciadora e destruidora. Sou feroz e mortal. O meu carácter é realmente demoníaco...

Anónimo disse...

Que bom! É disso que gosto! Não queres marcar um encontro?

Anónimo disse...

Vou ver a minha agenda...
Gostas da Noite? Do nevoeiro? É neste meio que me movo... Sou soberana da noite, do inconsciente... Não queres tu dizer-me onde te posso encontrar?

Anónimo disse...

Eu estou em ti. Eu sou o que és. Mas posso manifestar-te no exterior para que a ti mesma te enlaces.

Anónimo disse...

Abrasadoramente te/me enlaço... mas não queres esse enlace assim mais terreno? Diz-me só onde estás... não marco encontros! Apareço. Sempre. Sou eu que lidero. É assim que gostas, certo?

Anónimo disse...

Chegados aqui é melhor tornar-me metafísica e ler as "Quadradinhas Imperfeitas" do José António Lozano...
Gostei muito deste bocadinho...

Adeus.

Anónimo disse...

Afinal tens medo. Desiludes-me.

Anónimo disse...

Medo?! Sou gloriosa e terrível...
Apenas te disse adeus porque não me disseste onde estavas... mas eu descubro! E um dia destes, silenciosamente, na calada da noite hei-de aparecer... e depois atreve-te a falar de desilusão!

Anónimo disse...

Veremos então. Mas aviso-te que também gosto de dominar...

Anónimo disse...

Tem cuidado porque foi assim que o Adão começou... no entanto, podes tentar fazê-lo, às vezes, também gosto de me sentir dominada!
Vamos a isso?

Anónimo disse...

Isto converteu-se num blog de encontros eróticos ou quê!? Ou melhor, de narcisistas e fetichistas da palavra, pois duvido que psssem daí...

Anónimo disse...

Zé, deixa-os estar... deixa-te de voyerismo e volta p'ra cama! Anda...

Anónimo disse...

o que a gente se divertiu com a conversa dos dois... aqui, até já fazíamos apostas... mas tu zequinha, tinhas que vir meter o bedelho e estragar tudo. olha, faz o que a zezinha diz: vai p'a cama! deixa-te de moralismos...

Anónimo disse...

Ao Zequinha

dúvidas mal...

Anónimo disse...

hihihihihihihihihihihihiiii
que divertido... se o Paulo Borges aparece aqui, lá se vai o blogue.

Anónimo disse...

Porquê? Sabem lá se ele não gosta é desta conversa de chacha!?

Anónimo disse...

Conversa de chacha!? Isso dizes tu. Sabes lá os efeitos práticos que esta conversa toda teve...

Anónimo disse...

Então e quais foram? Queres contar os que sentiste?

Anónimo disse...

A propósito: alguém tem os contactos da Sylvia Saint? Apetecia-me passar da chacha para a chucha.

Anónimo disse...

Ah, tu agora preferes as loirinhas... dão-te menos trabalho, não é? E não questionam...

Anónimo disse...

Filho, não te vou dizer o que senti... isso não se diz!
Sente-se, e pronto!

Anónimo disse...

Uuuuuuui, agora é que a casa vai abaixo... A bela e escaldante Sylvia Saint aqui, neste blogue? Eh pá, se organizarem alguma festa, contem comigo... tá bem?

Anónimo disse...

Eu já estou numa festa com ela, neste preciso instante... Está-me a fazer cá umas festas...