O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 4 de agosto de 2009

Portugal profundo e "a grande causa do futuro"

Deambulo pelo Portugal profundo a caminho dos Picos da Europa. Como é grato contemplar a imensidão de paisagens que nos absorvem e fazem esquecer haver humanidade! Nossa Senhora do Viso, São Salvador do Mundo, São Pedro das Águias, que conheci há já um quarto de século pela mão de Dalila Pereira da Costa... A solitária capela românica que valeu um belíssimo poema a Torga.

Longe das neuroses urbanas, torna-se evidente que, felizmente, tudo acabará em bem. A Natureza reabsorverá os humanos, como desde sempre aconteceu. Ninguém escapa ao grande Apeiron. O problema é o sofrimento que a loucura humana causa enquanto teima em persistir na sua arrogante cisão.

Circunstâncias várias levaram-me entretanto a almoçar ontem, informalmente, com Francisco Louçã, do BE, em Penedono. Apresentei-lhe o projecto do Partido Pelos Animais e entrei a partir: disse-lhe que a Revolução tem de ultrapassar a fase antropocêntrica. Contrariamente ao que esperava, concordou inteiramente e assumiu que a "causa animal" era a "grande causa do futuro", reconhecendo que cada vez mais a juventude a abraça. Eu insisti que tem de ser já a grande causa do presente e que não faz sentido separar os interesses humanos e não-humanos, que há que criar uma sociedade melhor para todos. Concordou ainda e disse que o BE assume isso no seu programa. Assume, penso, mas não com o destaque necessário, mais no papel do que na prática. Estivemos mais de acordo sobre a necessidade de divulgar mais em Portugal a riqueza do vegetarianismo e de tornar as questões dos direitos humanos centrais na agenda política. Agradeci-lhe o apoio à causa tibetana. Foi um encontro cordial.

Amanhã espero descer de barco o Douro.

17 comentários:

Porco-Espinho disse...

Mais um deputado para o bloco...

Anónimo disse...

Eu não sou o JCN... JCN.

Anónimo disse...

Para acabar com essa palhaçada... porque não utiliza SEMPRE a sua conta, João? Qual o interesse de estar a escrever como anónimo para assinar "JCN"?!!

santola disse...

Vocês partem a louçã toda. Arre!

baal disse...

em jantares com o be o ppa aproxima-se do perigo de extinção (antes de ser nascido), não é fácil jantar com troksty e staline e sobreviver. fala quem sabe.

atenta disse...

Olha, Baal, não foram jantares! Foi um almoço!

E tu, Tu ainda estás por cá? Sobreviveste?

Toupeira disse...

Já sobrevivi a bem pior.

baal disse...

só me lembro dos jantares, ao almoço ainda mal acordei. sobrevivi mas aquela coisa do miguel chamou-me provocador por ter defendido o vinho tinho. o nosso deputado europeu atacava o vinho por destruir a classe operária, mas bebia-o desde que fosse boa qualidade. coisas de familia e da burguesia.

baal disse...

tinto, é vergonhoso enganar-me na denominação do vinho.

E vão mais cinco... disse...

Tu és dos meus, Baal!
Ergo a taça!

Saúde!

Olípio Zibio Pui Quitio Nito disse...

Para acabar com essa palhaçada... porque não utiliza SEMPRE a sua conta, João? Qual o interesse de estar a escrever como anónimo para assinar "JCN", "baal", "maria", "cona", "paraquedista"?!!

baal disse...

Quero um animal só para mim!...

baal disse...

só se for sharon stone, e ao entardecer em vez do vinho uma garrafa de gordons. (baal o genuino como o tinto).
tenho sobrinhos vegetarianos e mesmo vegan, a minha filha só come aves, já eu apesar de não ser um grande apreciador de carnes vermelhas, não digo que não. mas sou de setúbal, a minha alimentação é maioritariamente baseada no peixe.

baal disse...

'a natureza reabsorverá os humanos, como desde sempre aconteceu'

aconteceu? quando e como?

'a revolução tem que ultrapassar a fase antropocêntica'
como, se homem ainda não realizou a sua própria revolução?

larilas disse...

Um dia, hás-de levar com um bolo em cheio na tromba.

baal disse...

Estou a apaixonar-me pelo JCN!... por favor ajudem-me!

João de Castro Nunes disse...

Já repararam que todos querem ser eu?!... Que ingenuidade!