O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 3 de agosto de 2008

A-guando... até às Portas do Sol: o Fado Tropical da Terra

Quando o Ser deixa de se sentir
apenas interior e se sente exterior,
torna-se no que é, os Dois.
Quando o Homem deixa de se sentir
apenas finito e se sente infinito,
regressa ao que é, a Deus.
Quando a Terra deixa de estar
separada e volta a unir-se,
nasce para o que é, o Paraíso.
Quando Portugal deixa de ser
o que pensa para ser o que sente,
acorda para o que é, o Brasil.

Em sequência ao texto da Saudades... :)

A Voz do Sexo é a Voz do Céu, do Cio: a de Deus, de-o Dois. É pelo sexo que Deus brinda a humanidade com a Eterna Criança que vive no fundo de cada ser humano.
Desde sempre, o que o Homem finge desprezar é aquilo que ainda o mantém vivo: o regresso do homem ao interior da mulher pela penetração sexual... do filho ao ventre da mãe, da dor ao interior do prazer, do ódio ao interior do amor, da Terra ao seu interior... no Sol, da mortalidade ao interior da imortalidade.
O que faz rodar a Terra, a chave da Porta do Sol, do Paraíso: o sexo entre os opostos do mundo.
O Útero da mulher representa a matriz para a qual a Terra caminha, onde tudo é Um, onde os sexos se voltam a juntar*...
|*Hermafrodita, do grego, Hermes, Mercúrio + Afro-dite, Vénus.|

Fado Tropical da Terra
Portugal é o que o Novo Mundo está... sendo.
O sentimento português é o da união de tudo, é o de fusão com o todo: a origem Lusa é o infinito, o seu futuro o eterno.
O português só se sente através do intenso, do total, do extremo, tem sede do ilimitado, da liberdade plena! Não se contenta em estar contente, precisa de ser o que o contenta. Não deseja o que é possível, deseja ser o impossível. Não quer ver o que é o mundo, quer-se ver mundo. Não pretende amar o mundo, pretende ser o Amor do mundo. Não nasce para viver no mundo, nasce para vivê-lo. O sentimento português é o de ser a Eterna Criança do mundo, que não julga o mundo nem lhe exige nada, de ser tudo e nada, de ser o que é: Deus, o Se-r-Bastião do mundo.
Portugal é o símbolo do regresso do Pai e da Paz à Humanidade, é o Coração do Terra, pelo fogo do Espírito Santo, a redenção total da humanidade pela sua maternidade: o nascimento do Novo Homem, a Criança Portuguesa à solta, transparente, legítima, verdadeira por estar em todo o lado e não ser de nenhum.
A essência do Novo Mundo é este vazio imenso, que nos-me enfada, me contraria e contradiz, que me complementa e completa no que sou. A partir do qual canto a agonia deste Amor que me mata e faz viver, que me envelhece e renova, que me entristece e alegra... ao estar o Filho Luso no Novo Mundo e sendo a Mãe portuguesa ainda do Velho, estando a viver o Filho o que a Mãe é, estando a Mãe sentindo o Filho dentro dela e estando ele fora. Portugal só será quando não for, porque quando não for Mãe será o próprio Filho, estará novamente dentro de si, voltará a unir o ser com o estar, regressando ao nada que é tudo, em que lugar e tempo não existem, em que o Amor é Rei, em que homem e mulher estão juntos, em que os opostos voltam ao que são, em que o instante da Aurora não tem princípio nem fim, em que tudo É Um: A Ilha dos Amores.

24 comentários:

Anónimo disse...

Oia pra nois aqui ... Voce acha que seu lindo sonhe sera possivel enquanto a gente andar nesta vida?

Anónimo disse...

Enquanto a gente andar a guerrear o Caveirao:

http://www.youtube.com/watch?v=NFpOPJO2J1A

Unknown disse...

Não sonhar é deixar-me morrer. Esta vida é um segundo... o que nos espera é a hora eterna.

Anónimo disse...

E esta vida de m... de vender cocaina pra playboy, esconder arma no barraco, recrutar minino que deveria era estar na escola para guardar a boca de fumo, comprar politico, obedecer para patrao bem colocado, torturar e executar inimigo, ter tenis Nike, monte de muie mas morrer cedo for mais atraente do que qualquer dos empreginho mal pago mas digno que e destinado para nois preto e pobre?

Unknown disse...

Enquanto continuarmos a viver pensando através da cabeça dos outros... continuamos cegos.

Ana Margarida Esteves disse...

O sonho comanda a vida e energiza a vontade. Quando deixamos de sonhar estamos mortos. O mesmo acontece quando agimos sem consciencia e sem sermos guiados pelos mais profundos sonhos.

Anónimo disse...

Enquanto eu for o simbolo mais badalado da masculinidade Lusa e fizer rios de dinheiro a custa da curiosidade rebarbada de certos clientes da Leya?

Unknown disse...

agindo através da consciência dos sonhos... que não é a da razão irracional que neste mundo impera.

Unknown disse...

Isso é tudo sol de pouca dura meu caro zezé... ilusão de óptica. Esfregue os olhos antes que seja tarde. :P

Ana Margarida Esteves disse...

"agindo através da consciência dos sonhos... que não é a da razão irracional que neste mundo impera."

Com certeza!

Unknown disse...

Com a certeza que não é isso que se vende como sendo o normal...

Anónimo disse...

Quem e que se tem divertido que nem um nababo a custa das carencias das "camones", pago as continhas a custa da falsificacao de whisky, gozado com a cara dos moralistas deste pais e arredores, sido procurado pela TV, jornais e revistas para contar os seus feitos e em resultado disso tudo arranjado a minha vidinha e feito mais dinheiro num ano que voces farao numa vida inteira, quem e?

Ana Margarida Esteves disse...

"Com a certeza que não é isso que se vende como sendo o normal..."

Pois nao. A normalidade e vivermos uma vida o mais "certinha" e cinzenta possivel e reproduzirmos este sistema asfixiante que nos escraviza.

Unknown disse...

Parabéns Zezé, se ganhas tanto porque andas aqui a perder tempo connosco, loucos e ainda sonhadores... vai lá comprar a felicidade.

Anónimo disse...

Quem e que, la no fundo dos fundos, nao gostaria de estar na minha pele, quem e?

O primeiro a dizer com 100% de honestidade que nao gostaria de ser eu ganha uma rodada de borla la no meu bar da Praia da Rocha.

Mas olhem que eu sei ver para alem das aparencias! Sei muito bem quando nao estao a ser absolutamente honestos. Ha ate quem diga que eu tenho dons de mestre espiritual ...

Anónimo disse...

Ganho o suficiente para usar o meu tempo como me apetecer. Quem nao gostaria de ter este privilegio?

Unknown disse...

Quem gostaria de ter esse privilégio elevado ao infinito. Apenas este humilde desejo.

Ana Margarida Esteves disse...

Quem me dera!

Um abraco, o conterraneo;-). Espero que as tuas passagens por este blogue te ajudem a ganhar juizo.

Unknown disse...

Pois é Ana, mas o tempo da TV a preto e branco acabou há muito... só a nossa TV privada, a mente, é que ainda se não deu conta.

Anónimo disse...

Cala-te o fedelha! Queres que eu conte aqui aos teus amiguinhos sobre o tempo em que eras a anedota la de Portimao, queres?

Ana Margarida Esteves disse...

Entao conta la, se realmente es homem!

Unknown disse...

Não subas a conversa tão alto Zezé... depois a gente baixa aqui não a apanha.

Ana Margarida Esteves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Não é nada de extraordinário o homem pensar o impossível, pois um corpo pensar, é já, em si, impossível. Nesta realidade física, é impensável que se pense, principalmente que se pense a realidade.