O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sábado, 16 de agosto de 2008

Nação

Em homenagem ao Poeta baiano Dorival Caymmi que acordou hoje do seu sonho...

"Dorival Caymmi falou prá Oxum
Com Silas* tô em boa companhia
O céu abraça a terra, desagua o Rio na Bahia

Jeje minha sede é dos rios
A minha cor é o arco-íris, minha fome é tanta
Planta flor irmã da bandeira
A minha sina é verde-amarela feito a bananeira
Ouro cobre o espelho esmeralda
No berço esplêndido
A floresta em calda manjedoura d'alma
Labarágua, Sete Queda em chama
Cobra de ferro, Oxum-maré, homem e mulher na cama. (...)"
João Bosco

|*poeta brasileiro|
São Salvador
Terra de Nosso Senhor...


7 comentários:

Unknown disse...

E já agora um do dito poeta...
Na Ribeira Desse Rio
Composição: Dorival Caymmi sobre poema de Fernando Pessoa

"Na ribeira desse rio
Ou na ribeira daquele
Passam meus dias a fio
Nada me impede, me impele,
Me dá calor ou dá frio
Vou vendo o que o rio faz
Quando o rio não faz nada
Vejo os rastros que ele traz
Numa seqüência arrastada
Do que ficou para trás
Vou vendo e vou meditando
Não bem no rio que passa
Mas só no que estou pensando
Porque o bem dele é que faça
Eu não ver que vai passando
Vou na ribeira do rio
Que está aqui ou ali
E do seu curso me fio
Porque se o vi ou não vi
Ele passa e eu confio
Ele passa e eu confio
Ele passa e eu confio"

Unknown disse...

E esta em honra daquela terra em que perdidamente me achei...

São Salvador
Dorival Caymmi

"São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra de Nosso Senhor
Pedaço de terra que é meu
São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do branco mulato
A terra do preto doutor
São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do Nosso Senhor
Do Nosso Senhor do Bonfim
Oh Bahia, Bahia cidade de São Salvador
Bahia oh, Bahia, Bahia cidade de São Salvador"

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jay Dee disse...

Beijo

Unknown disse...

:)*

Ana Margarida Esteves disse...

Dorival Caymmi deixou-nos ontem, com 94 anos de idade.

Que descanse em Paz.

Anónimo disse...

Amo o Dorival para sempre. Ainda bem que há outros maravilhosos Caymmis que continuam a frutificar.