O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 10 de agosto de 2008

O mundo* ao contrário

A Escola, tal como a sociedade, não está organizada para seres cujas mentes nasceram de corpos, mas para seres cujos corpos nasceram de-mentes.

|*O O-limpo é o próprio mundo*, o qual significa limpo, quando este nascer como tal. Os Jogos Olímpicos ainda não começaram... os Xutos estão certos, o mundo é ainda imundo.|

7 comentários:

Unknown disse...

Os portugueses são uns teimosos... só conseguem ganhar medalhas quando a vitória é universal. :)

platero disse...

o que mais me seduz nos Jogos Olímpicos desde sempre é que a sua reposição em finais do Séc.XIX tenha acontecido em Atenas;
a sua modalidade mais marcante - a Maratona - tenha sido ganha por um atleta grego, SpYridou de seu nome, acompanhado em toda a prova pelo inseparável amigo ZEUS, cachorro companheiro das incontáveis sessões de treinamento.

a falta que faz, nos Jogos hodiernos, este cheirinho a coisa natural

Unknown disse...

uau não sabia disso... é que herdei uma t-shirt que adoro e que diz Spiridon e tem um boneco a correr... :) olharei agora de outra forma... e usarei. Grande Platero.

Unknown disse...

sim de Olímpicos já pouco têm estes Jogos agora... olha falta-lhes a realeza do teu deus... ;)

platero disse...

ao meu deus faltava Zeus do mendigo maratonista.

ver a empatia entre cães e ditos sem-abrigo

Paulo Feitais disse...

Eu não ligo a estes jogos, os de Pequim, mesmo que sejam do mundo inteiro. ;)
Mas não quero deixar de te deixar aqui umas palavras, de anarquista para anarquista, a respeito da Escola e do facto de muito imundo andar o mundo.
A escola que temos é um aviário de produtores-consumidores.
O que precisamos é de arranjar maneira de contornar a escola.
E que os artistas de amanhã, e todos os libertos do futuro, não precisem de ser os cábulas de hoje (mesmo os marranços mais limpos são formas de cabular, porque o empinanço tira sabor ao saber).
E os corpos dementes e as mentes decorpos... Pena a minha ligação pós-socrática não me permitir poelizar mais com a surpresa mercuriana que por aqui nos tem interpelado. ;)
:)

Unknown disse...

sur-presa... por certo que sou presa do Sul! :) - do Sol do Amor.