O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 18 de agosto de 2008

De novo...

"De novo traz as aparentes novas
Flores o Verão novo, e novamente
Verdesce a cor antiga
Das folhas redivivas.
Não mais, não mais dele o infecundo abismo,
Que mudo sorve o que mal somos, torna
À clara luz superna
A presença vivida.
Não mais; e a prole a que, pensando, dera
A vida da razão, em vão o chama,
Que as nove chaves fecham
Da Estige irreversível.
O que foi como um deus entre os que cantam,
O que do Olimpo as vozes, que chamavam,
Escutando ouviu, e, ouvindo,
Entendeu, hoje é nada.
Tecei embora as, que teceis, grinaldas.
Quem coroais, não coroando a ele?
Votivas as deponde,
Fúnebres sem ter culto.
Fique, porém, livre da leiva e do Orco,
A fama; e tu, que Ulisses erigira,
Tu, em teus sete montes,
Orgulha-te materna,
Igual, desde ele, às sete que contendem
Cidades por Homero, ou alcaica Lesbos,
Ou heptápila Tebas,
Ogígia mãe de Píndaro."
Ricardo Reis

3 comentários:

Unknown disse...

A Voz de Elis-boa Regina:

"No Céu da Vibração

Os homens são mortais
todos os animais
os vegetais
também o são

como será
não ser assim?
não precisar
o começo, o meio, o fim?

a encarnação, Deus, só será
não estar aqui nem lá?
e tão somente andar ao léu
no céu da vibração?

para os olhos, esse amor
para os ouvidos, o som
para os corações, o fogo do amor
e para os puros, o que é bom

só me resta agradecer
e aguardar a ocasião
de tão somente andar ao léu
no céu da vibração!"
Elis Regina
Composição: Gilberto Gil

Unknown disse...

Bom e...

"A Dama do Apocalipse

Branco por cima e o negro de um sorriso herói
Trancam-me a mente e eu nego o quanto a dor destrói
Rasgam-me o sonho e o mal me põe na vida

E a vida me faz sem medo
Nos diademas, pragas, anjos de neon
Nos holocaustos trompas, flexas, megatrons
Rasgam-me a terra e o fogo traz a vida

E a vida não traz segredo
Fecha-se o ar e o sol se nega, nega-se o pão e a paz
E o amor me cega

Sete rajadas correm, somem
E uma mulher

Se entrega e se impõe ardente
Constante, serpente, vulgar
Rasga-se o sonho e o corpo sente a dor crescer
Abre-se a mente e o cego vê a luz nascer
Trava-se a guerra e o fogo faz a vida"

Elis Regina
Composição: Nathan Marques / Crispim Del Cistia

Unknown disse...

"Feliz o tempo que passou, passou
Tempo tão cheio de recordações
Tantas canções ele deixou, deixou
Trazendo a paz a tantos corações
Que som mais lindo havia pelo ar
Quanta alegria de viver
Ah! Meu amor que tristeza me dá
Ver o dia querendo amanhecer e ninguém cantar
Ah! Meu amor que tristeza me dá
Ver o dia querendo amanhecer e ninguém cantar
Mas meu bem, deixa estar
Tempo vai, tempo vem
E quando um dia esse tempo voltar
Eu nem quero pensar no que vai ser
Té o sol raiar"
Elis Regina
Composição: Baden Powell / Vinicius de Moraes