O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A Ilha das Flores

A luz que vemos é sempre um reflexo do que está no interior dos nossos olhos, porque o que vemos nunca é o que está fora, mas o que está nos nossos olhos. Por isso, o Sol que vemos é sempre o Sol que está dentro de nós. O Amor faz-nos viver fora o que está dentro de nós, pois o nascimento de uma criança é a reprodução externa do que é interno aos pais.
No entanto, o Homem continua a viver através do seu interior e não através do verdadeiro contacto entre este e o exterior, isto é, ainda não nasceu de si mesmo, só então poderá viver inteiramente a plena união dos seus dois mundos, ao viver na flor da Terra - rosa, asor, Açor-es, em que semente e fruto se juntam, quando o cristalino do seu olho se unir à córnea, quando a Lua se unir ao Sol, ficando apenas a íris, cumprindo-se o arco-íris de modo total, a Terra.

Globo ocular terrestre...


















Assim como há ausência de luz no interior do nosso olho, assim o é no centro da própria Terra, por isso, o Sol é o próprio centro da Terra.

4 comentários:

Unknown disse...

Desculpa Platero... como não me convém abusar da paciência alheia, optei por este post. :P
Mas sim, a partida está a unir-se à chegada, por terem sido sempre o mesmo

Unknown disse...

Ó Paulo, não sei se esta ilha é a tua cara... hmm aliás a cara dos últimos artigos deste blogue... e assim dos seus autores... hmm, deve ser mais um engano meu. :P

Unknown disse...

O deslumbrante desta vida é que cada um traz as sementes de um futuro que desconhece... cada um já é o que ainda não sabe ser. :)
- isto quanto às flores que inundam o blogue... e quanto a muito mais...- Pois que antes de algo se tornar consciente, o mar dentro de nós transporta o porvir, por sê-lo já.

Paulo Feitais disse...

É Anita...
O tempo vem do futuro (é uma ideia que não me larga), vai do futuro para o passado, nós é que vemos a coisa às arrecuas.

;)