O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sábado, 19 de julho de 2008

The Greatest Silence: Rape in the Congo "o conflito com mais mortos desde a 2ª Guerra Mundial"


"Não consigo compreender. Durante os dois anos que passei a trabalhar no filme, 1.4 milhões de pessoas morreram, ou seja, o número de mortos vai agora em 5.4 milhões. Não sei porque é que, pelo menos no Ocidente, temos este tipo de ofuscação em relação ao que se passa em África. As pessoas dizem, "ah, isso são guerrilhas entre tribos africanas malucas que se matam umas às outras", mas eu não acho que seja redutor dizer que se trata pura e simplesmente duma guerra de recursos. E quando se vê a coisa dessa forma, percebe-se a cumplicidade dos países de Primeiro Mundo no conflito, porque basta olharmos para o nosso telemóvel para ver uma ligação directa entre o coltão nos seus componentes (um minério cuja maior reserva se encontra na República Democrática do Congo) e a morte de milhões de pessoas. E acho que nós não queremos ter essa visão das coisas!"

"O documentário com mais sucesso até agora continua a ser a Marcha dos Pinguins porque as pessoas gostam de coisas fofinhas e peludinhas, não gostam de coisas fofinhas e peludinhas

mortas."



lisa f. jackson

2 comentários:

Paulo Feitais disse...

Pois.
Estamos cada vez mais fechados numa redoma. Achamos que a chamada aldeia global tem o sentido duma aproximação dos homens e das culturas. Mas não é.
é um conceito que exprime o facto de que a ideia de mundo é dominada por um imperativo subordinado à grande limpeza, étnica, cultural, antropológica, económica,e tudo o mais que cabe no saco, que retira do nosso campo de visão, cada vez mais estroboscópico, o que poderia fazer rebentar a "bolha".
Só se vê o que fica sob os holofotes da mediatização.

Ana Margarida Esteves disse...

"Perdoa-me avô, pois a única coisa que aprendi a fazer nesta vida foi a juntar palavras e imagens."

Um realizador de cinema Argentino, ao recordar o seu avô, componês e imigrante do sul de Itália