O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 17 de julho de 2008

Estação das queimadas

Fotografia: Robert and Shana Parkeharrison - Burn Season


Sonhai-me como se fora uma seara de Gramíneas, forragem em chamas, voragem incendiária. Labaredas altas, fogo fátuo que nenhuma carne humana soube alguma vez apagar. Olhai-me com olhos de arado, com mãos de foice que se desintegram na impossibilidade de me dilacerar. Vede, pois, que o rasteiro nesta superfície vos toca sem jamais vos agarrar, que a fundura da planície, a recta perfeita, o que se precipita em cascata de fumo nevoento vos deixa planar sem nunca vos aprisionar. Esquecei vossas mãos, vossos braços, pés, olhos e penetrai no mais imo deste lugar onde vossa água, breve, se evapora; o oxigénio se consome e só em fogo, pelo fogo, tudo quanto é nó consumido vos quererá desatar.

5 comentários:

Paulo Feitais disse...

Caríssima! Vou-me vestir com este texto para enfrentar mais uns degraus da minha descida... sempre a subir, a subir... :)

Paulo Feitais disse...

http://www.youtube.com/watch?v=hL5nls-5oY4&feature=related

Paulo Borges disse...

O mundo ou a vida não merecem perdão por eu haver existido mas têm uma boa atenuante nesta foto e neste texto...

Anónimo disse...

Sonho-te em chamas.
Chamo-te.
As chamas sobem. A voz també. E o grito há-de sumir-se e sumir-me por não suportar o mundo. Mas não a terra. A planície e o que dela sobe como fumo. Esqueço tudo. E que o grito antes de me apagar, te chame, funda presença, do tempo sem tempo, para a seara sem paisagem.
agora subo. Tu levas-nos bem alto quando falas debaixo e nas configurões ascendentes do fumo.

Anónimo disse...

configurações...