O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SISIFO

saio da cama
com o mesmo sem-vontade
com que saí
do ventre de minha mãe

encaro o mundo
com as dúvidas todas
de quem renasça
todas as manhãs

13 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Cada manhã que desponta
eu venho ao mundo de novo:
deste jeito me renovo
sem que disso me dê conta!

JCN

platero disse...

visão mais otimista
do que a do poema em que se inspira

antológica a sua quadra
mas também gosto (muito)
da minha hesitação
em levantar-me esta manhã

grande abraço

Flávio Lopes da Silva disse...

gostei bastante do poema.
abraço

iap disse...

Uma esperança acesa nos quatro últimos versos.
Gostei sim e obrigada.
Beijo

João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João de Castro Nunes disse...

Ninguém na quadra supera
Platero em seu tratamento
quando ele quer e se esmera
na expressão do seu talento!

JCN

Isabel Metello disse...

Tb tenho desses dias em que preferia ter ficado no ventre de minha Mãe ou então ficar a formir na posição fetal, para não ter que lidar com este mundo filho da mãe, mas é bom renascer todos os dias, tentando perscrutar alguma Lição do menos bom em cada obstáculo, em algo menos positivo, até porqie, tantas vezes, empolamos o irrelevante e descuramos O Essencial, que é estarmos vivos. O renascimento permamente é a única via de libertação (creio eu hoje-sabe-se lá amanhã...:)- não, creio que é mesmo, pois permite-nos pôr-nos em questão perante quem merece, claro...

Isabel Metello disse...

Esquecio-me do essencial :) gostei muito como sempre :)

João de Castro Nunes disse...

O seu "Sísifo", Poeta,
ao do Torga leva a palma,
porque além de ter mais alma
é de forma mais selecta!

JCN

João de Castro Nunes disse...

A quadra só tem rival
no soneto que cultivo
e que sendo o meu graal
para outra coisa não vivo!

JCN

platero disse...

seja a quadra ou o soneto
lavrados por Castro Nunes
ninguém pode pôr defeito
se quiser sair impune

eu com ele não me meto
por simpatia e respeito
- para evitar azedumes

Abraço grande
até que Saudades volte
para dirimir consigo
o acto de criar

João de Castro Nunes disse...

Eu somente quis saber
onde é que pára a "saudade"
cuja criatividade
sempre me deu que fazer!

JCN

Kunzang Dorje disse...
Este comentário foi removido pelo autor.