O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 29 de maio de 2012


REQUIEM BREVE para minha amiga

pois
e agora, Heloísa,
-reformada
antes ainda dos sessenta
um filho em Londres amparado
mais algum dinheirito
e sobretudo a ocupação do tempo em explicações
como não havias de ter pressa
que o médico te desse alta, Heloisa

- não posso continuar aqui
presa a esta cama
tenho os putos à espera
vai passar a hora das explicações
e eu aqui
amarrada neste quarto

acabo de saber, Heloísa,
ligaram-me há minutos
confirmando
a satisfação do teu desejo
:
o médico deu-te alta
Heloísa

estás livre PARA SEMPRE

nada mais impede
que à hora certa
estejas com os putos
a dar-lhes
explicações

10 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Que lindo requiem compôs,
Platero, para uma Amiga:
se me permite que o diga,
não deixa de ser atroz!

JCN

platero disse...

é um dia triste para mim

um tumor no cérebro, o deixar a vida em pouco tempo-

grato, meu bom amigo, não só pelo sentimento como pela forma de o revelar.

abraço

Isabel Metello disse...

As minhas condolências, Platero, os Amigos são a Família que escolhemos, não surgem na nossa vida por acaso e há tão poucos, mas quando são Amigos (neste departamento assim como moutros não há meio termo- ou se é ou não passam de conhecidos) são Inestimáveis, são Verdadeiros Irmãos e a sua ausência é insubstituível.

Abraço

João de Castro Nunes disse...

Vossemecê, menina Meirelles, não perde pitada para dar largas... à sua verbosidade! Cúm caneco! JCN

Isabel Metello disse...

Agora, vai-me pôr uma providência cautelar para não dar as condolências ao Platero? Era só o que faltava, Sua Excelcíssima Jus Romaníssima Persona! Be quiet and respect Death for It Is a Sacred Moment!

platero disse...

obrigado Isabel

uma velha amiga, que não via há muitos anos.
Operada em Londres, onde tem um filho, alimentava ainda a esperança de uma alta médica para cumprir seus compromissos de explicadora

beijinho de reconhecimento para si

João de Castro Nunes disse...

Estou crente, menina Meirelles, que vossemecê nem com uma providência caurelar deixaria de dar largas ao seu novo riquismo vocabular! Está-lhe no sangue... azul! Uma escorreita palavra de sentida condolência... não lhe bastava? Que ânsia de afirmação, menina Meirelles! Ainda se, ao menos, fosse em verso!... JCN

Isabel Metello disse...

Eu não tenho sangue azul, Sua Eminência Jusriprudentíssima- é bem vermelho- já o constatei por diversas vezes!

Aliás, tenho um nome patronímico, mas na outra reencarnação, se calhar até fui uma árvore ou uma escrava, como tal, só tenho um Laço Afectivo com o nome!

Mas tem razão- sou uma parladeira, quando posso- antes era muito mais-imagine se me conhecesse então- tenho um Amigo que está preestes a comprar uns tampões para os ouvidos, pois diz que estou sempre com a mesma cassete- de facto... mas não é para chamar a atenção- é para limpar a glote e o Coração, para que não perca O Essencial!
...bem, tem razão, como tal, se eu achasse se a providência cautelar era justa aceitava-a, se fosse injusta subia os Himalais a pé e descalça e o Sua Eminência e mandar-lhe-ia num envelopezinho as gotas de sangue vermelho...
...perdoe-me, Plateto, de facto, tenho tendência a falar demais, mas a intenção foi empática!...

Isabel Metello disse...

Perdoem-me- escrevi à pressa- vou corrigir:

Eu não tenho sangue azul, Sua Eminência Jusriprudentíssima- é bem vermelho- já o constatei por diversas vezes!

Aliás, tenho um nome patronímico, mas na outra reencarnação, se calhar, até fui uma árvore ou uma escrava, como tal, só tenho um Laço Afectivo com o nome!

Mas tem razão- sou uma parladeira, quando posso- antes era muito mais-imagine se me conhecesse então- tenho um Amigo que está prestes a comprar uns tampões para os ouvidos, pois diz que estou sempre com a mesma cassete- de facto... mas não é para chamar a atenção- é para limpar a glote e o Coração, para que não perca O Essencial, Que sempre Foi e Será O Meu Melhor Guia, por mais que se Engane!
...bem, Sua Jus Romaníssima tem razão, como tal, se eu achasse que a providência cautelar era justa aceitava-a, se fosse injusta, subiria os Himalais a pé e descalça e enviaria num envelope lacrado a Sua Excelcíssima um algumas gotas de sangue vermelho, para que não pensasse que o frio mo azulara...
...perdoe-me, Platero, de facto, tenho tendência a falar demais, mas a intenção foi empática!...Paz à Alma de Quem Partiu!

João de Castro Nunes disse...

Levá-la a reconhecer, menina Meirelles, que de facto "fala demais", julgo ter sido um excelente serviço que lhe prestei! Dou-me por gratificado! Lembre-se daquela máxima romana, segundo a qual "é dos rapazes que cismam que nascem os homens que pensam"! É só questão de adequar o género. JCN