O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 22 de maio de 2012

AFOGAMENTO NO DANÚBIO

chamava-se Ferraz
Gonçalo Ferraz
o rapaz
que se atirou ao Danúbio
em Buda-Peste

rio voraz
nascido na Floresta Negra
morrendo no Mar Negro
de que outra coisa
seria então capaz
que não tragar
o infeliz rapaz
aventureiro

e logo em Budapest
- mais Peste do que Buda -



só os pais do rapaz
de Gonçalo Ferraz
sem se afogarem no Danúbio
afogam-se no pranto
que a sua falta traz

por mais que gritem por socorro
- não há quem lhes acuda

28 comentários:

João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel Metello disse...

JCN, não seja insensível- ponha-se no papel dos Pais...ou nem isso é capaz de fazer? Nunca foi jovem? Nunca cometeu um disparate? Os Pais têm razão- as buscas deveriam ser alargadas!

Isabel Metello disse...

Não tem respeito pela Dor Alheia? É o que eu digo- o contacto com o Direito entortou-o...onde é que será que eu já perscrutei esta falta de empatia???!!!!

platero disse...

afinal fiquei sem saber se valeu ou não a pena ter escrito o que julgo seja um poema

de qualquer modo, obrigado aos dois velhos beligerantes

biabraço

João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel Metello disse...

Platero, ora essa! Eu sou uma acérrima defensora da Liberdade de Expressão, contrariamente a Sua Eminência! :) E no poema não vi desrespeito algum e a sua hipótese é plausível...


Sua Eminência, "carraça do" mato (repare, não é "dos matos", é "do mato"- é que há uma diferença semântica significatriva assim como "mata" e "mato"- pergunte ao Platero ...:) eu???!!!! Olhe essa está boa- ainda não me tinha lembrado dessa, mas está boa!
Tb está boa essa do "humano" no sentido de "humane", pois como V. Selência se deve aperceber ser-se human sem se se ser humane "é mato" (pergunte tb ao Platero!:).
Como tal, vamos é rezar para que as autoridades húngaras "abram a pestana".Os Pais até poderiam criar um grupo de voluntários especializados Português nas buscas.

Isabel Metello disse...

Quanto a ser sarnenta, não o suro oeirense não chegou aqui; quanto ao azul do Danúbio, agora, está mais negro, não acha? Se bem que eu creio que vão encontrar o rapaz com vida, pelo menos assim o espero, porque essa Dor é a pior que há na vida e ninguém a merece!

João de Castro Nunes disse...

A menina Meirelles não mete uma bola no cesto: atira sempre ao lado! JCN

Isabel Metello disse...

Ai, isso é que não Monsieur, jogo basketball desde muito pequenita, lá era o desporto-Rei e ia ver os jogos dos campeões nacionais! Sua Eminência é que joga mal batalha naval- ainda não acertou uminha que fosse, uminha! Qualquer dia, dou-lhe uma coordenada, só para não meter tanta água azul ou verde!

João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
platero disse...

mais do que poeta
sinto-me nato arruaceiro

- cada poema na Serpente
cada briga entre vocês
- meus bons amigos
companheiros

abraços

Isabel Metello disse...

Platero, não se culpe, somos nós os dois os responsáveis pelas brigas :)

Sua Eminência está outra vez com o olhar obtuso :) repare, lá havia cestos e tabelas em todo o lado- aqui nem uminha se encontra para treinar! Caramba, carambita, carambola! É que a mentalidade é tão proporcional aos horizontes de Alfama que consideram que só os jovens, os homens ou as camionistas podem jogar futebol, basketball, volleyball e nadar comme il faut- e mesmo assim veja na praia quem se atreve a nadar fora da orla- as Mesdames qui sont Mères só podem ficar na beirinha da água com as Crianças a chapinhar, por baixo dos chapéus ou das lonas a cuidar dos lanches e nas chaises ou nas toalhas a bronzear (quando não a esturricar- depois de tantos avisos, ainda se atrevem a pôr bronzeadores e deixam as Crianças tb a atingir níveis de bronze criminosos...:), a cuidar da melena e as unhas a pintar, enquanto parlam umas com as outras sobre as fofoquices das revistas pink; só quase aos homens é permitido ir jogar com os Filhos e muito poucos sabem, de facto nadar e um Homem que não sabe nadar fica tão mal, Nossa Senhora! Ai de alguma Mãe que seja multitasking- trate de proteger a Criança doos raios solares, cuide dos lanches, faça castelos de areia com Aquela, não a aarraste para a água como muitos, mas a ensine a nadar comme il faut, jogue com Ela futebol, frisby (é o disco :), volleyball ou deixando-a com alguém Amigo/a na areia se atreva a nadar até longe- é logo fulminada! Que mentalidade mais mixurica! Lembra-me quando viemos de África e a minha família do norte nos achava umas avançadas, para usar um eufemismo!

Isabel Metello disse...

Olhe, eu vou ser sempre como dois dos meus ídolos- o Johnny Weissmuller e a Esther Williams! Só não me penduro numa árvore para destressar porque as falsas beatas aproveitavam logo para chamar o INEM! :)))

João de Castro Nunes disse...

Que lábia, menina Meirelles, que lábia! Que bem lhe faria passar uma boa temporada... entre os trapistas! Saía de lá... passada a ferro! JCN

platero disse...

Já foi descoberto o cadáver de Gonçalo

e qual a cor do RIO?

abraço aos dois

Isabel Metello disse...

Hum, negro de LUTO, não há Dor Maior para Pais! Os meus pêsames! E desculpas por ter enveredado por discursos mais light :(

João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João de Castro Nunes disse...

A cor das águas do Danúbio médio
é a cor que ela possui na nossa mente,
seja qual for o tom que sem rem
édio
por natureza tenha... realmente!


Acaso o sangue rubro da nobreza
deixa de ser azul, cor da turquesa?!

JCN

Isabel Metello disse...

Sabe uma coisa, JCN? Certa vez, um Professor meu perguntou à turma qual a razão da expresssão "sangue azul" e eu, ainda com aquele brilho nos olhos, entretanto perdido, pensei e logo o disse (era assim- uma totó! :) "porque era a cor celeste a o regime nobiliárquico estava muito associado à ideia de que o seu poder advinha de Deus". Sabe o que o nosso Professor me respondeu e muito bem? "Ó Isabel, não invente, era porque os nobres não trabalhavam no campo, logo eram branquíssimos, por isso se lhes via as veias..."...está a ver que não é o único que detectou a tendência para a tagarelice? :))) Mas, pronto, pelo menos, não fiz como o meu colega brasileiro a quem o mesmo docente perguntou: "O que pensa da Carta de Pêro Vaz de Caminha?"? Ao que ele respondeu: "Professor, eu não a li, mas acho que é um livro de propaganda da Igreja Católica..." (hoje, é Professor Universitário no Brasil....:), ao que o Professor respondeu :) "Ó G., por favor não me vai dar uma opinião sobre um livro que não leu. Tenho um grande Amigo meu que é um grande escritor e que costuma dizer: não tenho tempo para ler, só tenho para escrever!"...pois agora, S. Eminência me retiro dizendo :) não estou com mais tempo para escrever, pelo menos nestas plataformas, tenho muito para ler e que escrever noutro suporte. Acrescento tb que a cor dos charcos, dos rios, dos Mares é a que nós lha quisermos dar - é mais ao menos como aquele ditado "quem feio ama bonito lhe parece"...por falar nisso, sabe uma coisa???!!! Durante o período em que andei como voluntária na Comunidade Vida e Paz, onde aprendi muito com Todas Aquelas Pessoas, chegava a casa, tomava banho e deitava-me a pensar: "sou uma sortuda, chego a casa posso tomar banho, deitar-me em lençóis limpos e comer o que me apetece". Comecei a mudar desde aí, hoje, sei-o, amadureci...mas nunca percebi, então, realmente, por que é que muitos deles não queriam sair das ruas- hoje, sei-o- apesar de todo o sofrimento iumplícito, eles desfrutam de uma Liberdade que nem o mais rico milionário se pode gabar de desfrutar, eles são de facto os Verdadeiros Lúcidos, pois nós andamos aqui nestas mundanidades apócrifas e o que é que isso nos traz? Nada!!! Está a perceber qual foi o efeito do contacto involuntário da minha parte com essa mundanidade falsa e cruel? Cada vez mais prefiro nem sequer os detectar, quanto mais ver...se tiver de optar opto pela traparia sem pensar 2 x....

Isabel Metello disse...

É muito mais limpa, ainda que não o aparente!~

Ah, esqueci-me :) o Professor tb acrescentou ao meu colega :) "Como tal, G, penso que esse não é o seu caso, logo, para a próxima, quando lhe pedir uma opinião sobre uma obra, não a profira se não a leu..."

João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel Metello disse...

Sua Eminência, eu não sou lateral- sou vertical- estou sempre pelo Altíssimo, logo, pelo Azul Celeste Ornado a Dourado, sou capaz de me deixar ficar rubra- o vermelho sangue não é a cor da Coragem? Então, a cobardia não faz parte dos meus defeitos!

Isabel Metello disse...

Atente bem neste vídeo :) http://www.youtube.com/watch?v=JFTSAjZEqPw&feature=related

E nestas palavras :)http://briefnewworld.blogspot.pt/2007/12/simetria-csmica-da-ltima-ceia-de-dal.html

Isabel Metello disse...

Este tb é interessante :) Fibonacci, Leonardo da Vinci, Einstein,...todos conheciam O Conceito de Arquitectura Sagrada...

http://youtu.be/cETE1VyrDrg

Isabel Metello disse...

E mais estes :) http://www.youtube.com/watch?v=9oSePXRbW9o&feature=related

http://youtu.be/hprIaAG1m_I

:)

João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel Metello disse...

João de Castro Nunes disse...
Menina Meirelles: se a cobardia fosse um defeito, também vossemecê seguramente o teria! O resto... é conversa fiada, que não quadra comigo! Sou de palavras poucas, mas certas. JCN

28 de Maio de 2012 13:57

Sua Eminência Excelsíssima, quanto a essa falha de carácter fazer parte dos meus defeitos, ni pensez pas! Já o deixei bem explícito- sou uma guerreira solitária e nunca, jamais, em tempo algum compactuei ou compactuarei com os rebanhos de pensamento cujo prato principal é fazerem e nutrirem-se do mal...babam-se de contentamento na podridão que alimenta os seus egos despóticos sempre ávidos da humilhação alheia...reconheço-os por um mero glimpse- fiz várias recrutas involuntárias nas suas mãos (uma foi, em parte, voluntária, no sentido de protecção de Vidas Alheias...:), o que me desenvolveu as parabólicas! Está provadíssimo que Sua Eminência não daria um bom profiler...

Isabel Metello disse...

I.e., para ser concisa e certeira: Sua Eminência já está como o meu ex-colega G- nunca leu o livro...