O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

NOÇÃO DE POEMA

mais do que Ciência
ou Filosofia
ou Religião
Poesia é síntese

no bom poema
de três linhas
devem caber a Origem das Espécies
a República
o Talmude
a Bíblia
o Alcorão

6 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Magistral, de borla e de capelo, "honoris causa"!

Em três linhas cabe tudo
quando não falta talento:
o poeta é sobretudo
o mago do pensamento!

JCN

João de Castro Nunes disse...

Das palavras os poetas
fazem jóias rutilantes
de mil e uma facetas
ofuscando os diamantes!

JCN

platero disse...

Maravilha as suas duas quadras.

felicito-o por as ter escrito
mas não me felicito menos
a mim
por tê-las merecido

grande abraço
já com votos de Bom Naral

João de Castro Nunes disse...

O Natal em minha casa
há muito tempo acabou:
com a derradeira brasa
a lareira se apagou!

JCN

João de Castro Nunes disse...

Um louvor da sua lavra,
meu caro amigo e senhor,
tem para mim o valor
de uma solene palavra!

JCN

João de Castro Nunes disse...

A quem me lê sem preconceito algum,
pelo prazer apenas da leitura,
desejo um bom Natal a cada um
sob os auspícios nobres da cultura!

JCN