O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 25 de março de 2013


RECADO PARA MINHA AMIGA ADOLESCENTE


............................................
e já que queres ser RAINHA
tem cuidado c´o vestido
não te fique ele comprido
e tropeces na bainha

6 comentários:

João de Castro Nunes disse...


Pena tenho de não ser
o autor deste poema
tão bonito pelo tema
como forma de dizer!

JCN

Isabel Metello disse...

Bainhas?! Olha, como trabalhei numa loja de roupa de homem, enquanto acabava a licenciatura, e sei coser à mão, desde os 3 anos, costumava fazer as bainhas das calças do ex-marido e, in court, fui dada como dondoka (ó p´ra eles-eu sempre fui a mainata da casa e a minha vida social era passada na Faculdade, conferências, fórums, museus, i.e., não a tinha...- Ui! Caso contrário levava e como com o chicote no lombo! Sua Eminência, voltando à beligerância, já que é dada à jurisprudência, acha que, se eu seguir a regra da multiplicação e da proporcionalidade da Legítima Defesa poderei, quando Os Oráculos Divinos mo indicarem, passar ao cavalo marinho?! Não é para fazer terapia aos pés alheios, é mesmo para lhes dar no lombo! Platero, deixe lá, se a sua amiga cair por querer ser Rainha, nem que seja por um dia, abdicando em ser duquesa toda a vida, ainda por cima estando na adolescência (a fase que nos deveria permitir ter todos os sonhos...) levanta-se! Já me parti várias vezes nessa fase e noutras a priori e a posteriori, dando com a fronha no chão, e levantei-me- faz parte do programa de las fiestas, olé! Fiquei com algumas mazelas, mas nada que não se aguente! Abraço Pascal!

Isabel Metello disse...

errao da pata muito light: já que é dado; abdicando de...

João de Castro Nunes disse...

Não diga disparates, Menina Meirelles! Tenha tento! JCN

Isabel Metello disse...

E Sua Eminência sempre a apelar ao "tento" :) Ó Sua Eminência, ao que é que "o tento" nos conduziu a todos?! Ao descalabro total, eu cá acho que devemos todos passar ao "destento" enquadrado no destempo - o que é o tempo, senão uma mera construção humana que conduz tanta gente a idolatrar o palco das ilusões mundanas?! Não estamos numa era de mudança estrutural?! Então, avanti! Olhe, só para si (atente na música em Italiano, aquela de se bater com a cabeça no muro até este partir e ter-se uma epifania (Eureka!- de Arquimedes, como me corrigiu e bem um senhor, no altro giorno! :)) http://youtu.be/tfTqWCdI6kE Uma Santa Páscoa à vera moda de S. Francisco de Assis

platero disse...

saudades que eu "tinha"- morria de -
Vossas excelências

regressados alegres
como sempre
-aos saltos aos pinotes
como a Primavera

e Sócrates

BP - (Boa Páscoa)