O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sábado, 18 de agosto de 2012


SEMIÓTICA

camiseta de verão
sem o jacaré
não é que seja menos bela

mas é
como automóvel MERCEDES
sem a estrela

barco à vela
sem a vela
cão sem a coleira
ou sem a trela

camiseta de verão
sem o jacaré

não é

26 comentários:

Isabel Metello disse...

"Olá, cá estou eu" e "não sou o Brise Contínuo", mas costumo "fazer desaparecer o cheiro mais enervante"...Amigo, (será???!!! Tenho visto o mundo completamente às avessas e a parabólica está avariadíssima- já não distingo um Diamante de uma pedra da calçada! :), a t.shirt, o pólo, whatever é, mesmo sem o jacaré, mas não parece, até pode ser melhor (há 2 séculos, antes da marca estar posicionada, se alguém aparecesse com uma camisa com o jacaré pensavam que era o tratador de algum zoo ou um explorador Africano, sabe-se lá!!!...:)...ser e parecer ser eis a eterna questão barthiana e Divina! Ok, depois há aquela pataquada toda pós-moderna do ser rizomático, fragmentado, mas não haverá Uma Essência Nuclear? Não me refiro ao "nuclear, não obrigada!" :)
Abraços sentidos ou não, conforme as visões e perspectivas! Palavras leva-as o vento, não é? É! São os actos e os momentos limite (de grande sucesso ou de total falhanço:) que nos definem, não são? São!

João de Castro Nunes disse...


Já cá faltava vossemecê, menina Meirelles, com as suas intermináveis e repetitivas "patacuadas" de cafreal inspiração! Fique-se pelo "núcleo", menina, e deixe lá as vacuidades estilísticas de trazer por casa... de pantufas! JCN

João de Castro Nunes disse...

Por muito belo que seja
um pólo sem jacaré,
ninguém por certo o deseja
uma vez postos ao pé!

JCN

Isabel Metello disse...

Cafreal? Sem dúvida alguma e como oposição ao quintal da aldeia da roupa suja que nem com OMO lá vai! :)

Quanto à sua última invectiva, je sais, estou de acordo, face ao contexto sociocultural e à mentalidade dominante e é aí que reside um dos busílis da questão- foi esse um dos objectivos nucleares adstrito a outros 2 e quem planeou ao milímetro a implosão do edifício tinha o mapa consigo!

Agora, como o homem põe e Deus Dispõe e dado que estamos numa mudança de era, quem sabe o que acontecerá? Deus Costuma Ser Certeiro! Nele me acolho e só Nele confio plenamentee a Ele Ensinou-me a ter Uma Paciência Infinita!

João de Castro Nunes disse...


Acha, menima Meirelles, que Deus alguma vez pode errar... a pontaria? JCN

João de Castro Nunes disse...

Embora seja certeiro,
Deus às zes distraído
pode acertar num parceiro
sem nunca o ter ofendido!

JCN

Isabel Metello disse...

Jamais, Sua Eminência Excelcíssima! Deus é como o Robin dos Bosques, como O Braveheart, como Hércules versão Divina :) acerta numa maçanica (eram umas maçãzitas pequenitas Moçambicanas :) ou até num tremoço sito em cima de uma tête, mesmo que essa se julgue o supra-sumo terreno, no timming exacto, no Dia D, na Hora H! E nunca Está Distraído, nós é que, tantas vezes, não entendemos As Suas Lições e até Conselhos Implícitos- somos todos uns ingratos! Deus Quer-nos tão Bem, Ama-nos tanto que, por vezes, nos Dá os maiores obstáculos para que saibamos autosuperar-nos- são tb testes à Fé! Ainda hoje ouvi alguém dizer e muito bem :) é tão fácil ser-se crente quando a vidinha nos corre bem, não é? O mais difícil é termo-la quando o barco navega à bolina, sem bússola...E cabe-nos a nós (re)encontrá-la...Ou pensa que Deus É algum agente do show business da sociedade do hiper-consumo hedonista e individualista, focada no facilitismo???!!!! Nem pó! A Lógica É a Inversa! Mas lá estamos nós a repetir as mesmas pataquadas, só me falta falar na liteira do faraó Egípcio que mandava passar uma liteira com um morto pela cidade, nas épocas de maior abundância, para baixar muitas cristas- a natureza humana é intemporal, só mudam os meios (olhe, outra reprise !:). O melhor é sabermos pacientemente esperar pela Sua Sabedoria e quiçá pela Predestinação...Assim Seja!

João de Castro Nunes disse...

Vossemecê, menina Meirelles, até me faz lembrar o nosso primeiro... a fazer a apologia do desemprego! C'um caneco! JCN

Isabel Metello disse...

Sua Eminência tem toda a razão- pareço, não pareço? Até temos os olhos (quase:) da mesma cor :))) Mas, repare, eu subscrevo totalmente aquela do desemprego juvenil e da emigração- tomara eu ser jovem e poder emigrar! Assim, até poderão alargar horizontes para quando voltarem virem com uma nova mentalidade, fora da matriz de tantos F que lhes modelam as meninges (entre eles, até há bem pouco tempo e em tantos contextos que incluiam os seus queridos papás (com muitas e Digníssimas Excepções), o do Facilitismo, da obsessão pela Fortuna (vil metal ), pela Fama et caetera e do "quero, posso e mando". A crise poderá ser um pólo de verdadeiras oportunidades vivenciais, assim como de uma maior Maturidade Espiritual, cujo deficit foi sempre o que afundou este país! Os que saíam e ficavam por outras paragens, os que ficavam mantinham uma matriz nefasta que será verdadeiramente arejada quando regressarem- será como um antídoto! Para além de que deixarão lugares disponiveis para quem tem Família e nem essa saída tem e detém muito mais experiência laboral e, tantas vezes, muito menos arrogância (bem, depende, cada caso é um caso...:), gente que concerteza contribuirá para o desenvolvimento do país!

Isabel Metello disse...

Lapso :) (...) Os que saí(r)am e ficav(r)am por outras paragens, que não em comunidades fechadas como a de Newark, onde nem Inglês sabem falar, evoluíram, saíram desta caixa de pandora esquizóide e sensaborona, entediante (...)

João de Castro Nunes disse...


Cheira a "sermão" encomendado, menina Meirelles! Terá sido o Relvas... quem encomendou? Estou em crer, menina Meirelles. JCN

Isabel Metello disse...

Sua Eminência já me deveria conhecer melhor- nunca recebi nem recebo encomendas- oriento-me pelos Princípios que acalento e só me ajoelho perante Deus e As Suas Entidades! É um grande handycap neste quintal à beira-mar encalhado, não é???!!!! Paciência, cada qual com os seus traços distintivos!!!

João de Castro Nunes disse...


Tomei boa nota, menina Meirelles! Só que o Relvas tem manhas do diabo, chegando a conseguir obter o diploma de doutor só com quatro cadeias... de grês pernas cada! É obra! Daí todas as suspreições serem perfeitamente legítimas e at+e recomendáveis. Não acha, menina Meirelles? JCN

João de Castro Nunes disse...


Corrijo as gralhas "grês" por "três" e "at+e" por "até". O Relvas põe os nervos em franja! JCN

Isabel Metello disse...

Não, não acho, até porque o meu percurso académico foi árduo e batalhador, como tal sou isenta! Até fiz 2 12ª anos para mudar de faculdade e de área e nunca usei as cadeiras feitas na 1ª faculdade para obter equivalências!
Na Licenciatura e pós- e uma Licenciatura fui uma aluna média, mas no Mestrado fui, por mérito próprio e com uma Bebé nos braços e uma Família e casa para cuidar a melhor aluna da minha turma. Como tal, recebi a Bolsa pela FCT. No Doutoramento la même chose! E olhe que fiz e estou a fazer estas pós-graduações num clima de guerrilha emocional constante, e sempre tentando trabalhar até em regime de escravatura e voluntariamente para melhorar o meu cv e avançar, logo...!
E, para lhe ser franca, no caso que aborda, o que perscruto é o backstage, os interesses que estão em jogo, porque se fosse por Princípios, teriam de começar no Algarve e acabar no Minho. E até considero o caso Sócrates muito pior, pois orais dominicais nunca eu vi tal, já MR usou uma lei que o JS e son équipe criaram, como tal há uma diferença substancial. Para além de que se estiver atento, até revendo a tal conferência de imprensa vergonhosa en Poitiers (eu nunca assisti a uma palestra tão básica na minha vida e olhe que já assisti a muitos a lerem papers nas conferências!) e fazendo uma análise discursiva da retórica das duas figuras públicas, não haja dúvidas algumas de que MR tem muito mais cultura do que JS! Só um surdo ou um grande faccioso não se apercebe! Já muitos receberam doutoramentos honoris causa sem distinguir um feijão de um amendoim!
Olhe, vou-lhe dar um exemplo prodsaico, mas ao mesmo tempo simbólico :) se pudesse eu atribuiria um Doutoramento Honoris Causa em Ecoilogia mais facilmente a um índio nativo norte-americano ou brasileiro do que a algumas sumidades que só dizem banalidades vácuas e hipócritas!

Isabel Metello disse...

Did Your Eminence get the picture or do you want me to make you a sketch? Isto foi só para dizer que sou muito poliglota!

Se há algo que me enerva, Sua Eminência Excelcíssima, são as injustiças que se cometem de forma bárbara, a cobardia reticular, os interesses mundanos associados à vil matéria e a egos despóticos sem alguma descentração, a degradação humana da falta de Lealdade e de transparência, entre tantos outros vícios privados de tanta gente que mostra a máscara plena de virtudes públicas desconstruídas num glimpse...Eu, hoje, estou cáustica, Deus Concedeu-me mais uma peça do puzzle e fiquei abismada...A natureza (des)humana cansa, desencanta, enerva, tira-nos a energia yang...Bem, vou ali tocar o meu sininho Chinês para ver se a energia chi volta a circular, pois quando estou com os azeites forma-se uma nuvem negra em cima de ma tête tipo BD, o que não augura nada de bom... :)

João de Castro Nunes disse...



Em boca própria elogio
é de mau-gosto, Senhora:
fica-lhe mal, muito embora
seja questão de feitio!

JCN

Isabel Metello disse...

Sua Eminência, de mau gosto são indirectas cobardes e eu de cobarde não tenho algo! Há pessoas que vêem nas indirectas elegância e sofisticação de raciocínio, já eu vejo cobardia e irresponsabilidade individual, pois colocam-se numa posição em que dizem sem dizer e se a pessoa se defende invertem as situações ou fazendo-se de vítimas ou dizendo o que Sua Eminência acabou de dizer- olhe, tenho um pós-pós-pós-doutoramento na análise de vampirismo emocional- são tão facilmente detectáveis que até enerva! Se quiser saber mais sobre o assunto, consulte trabalhos de psiquiatras e psicólogos norte-americanos. Cimo tal, vou directa ao assunto, sou como os índios- muito pacífica e amiga das árvores, mas quando me chateiam, pego no arco e na flecha e lanço-a! E como tenho boa pontaria (olhe, outra vez a gabar-me!:)...
Quando estamos todos os santos dias, há anos, a assistirmos à nossa Honra, Carácter e Competências Dignos a serem postos em causa por alcateias de gente cobarde, desfibrada, temos de frisar o que nos dá auto-estima! Chama-se a isso psicologia positiva- é como ir ao espelho, como os psicólogos recomendam, quando somos alvo da maldade alheia que nos deflaciona a auto-estima (maldade geralmente tão cobarde que se escuda sempre em grupos, mas quando se lhes olha na retina, a coisa muda de figura! :)
O Carácter e a Honra, de facto, estão muito em desuso...Por mim, tanto se me dá como se me deu- já conheci o pior do ser humano (há géneros que até parece que foram feitos numa fábrica em série, pois são autênticos clichés...:), logo, sigo o meu caminho, com a mochila às costas limpa e sempre em linha recta- só opto por uma curva quando Deus O Quer! Outro auto-elogio :) para meu desassossego detenho uma intuição apuradíssima- foram os tais anos de recruta máxima! Farejo um(a) hipócrita, um(a) cobarde, um(a) falso(a), um(a) cobra à distância de um glimpse ou de um click! Hoje, concluí que me enganei completamente sobre alguém e estou a fazer mais um luto, como tal, não me aborreça muito com as suas pataquadas, que hoje estou com os cornos virados, para usar a sua linguagem e para não haver equívocos. Por falar nisso, já poderia fazer excursões à Lua, se aqueles se materializassem!

platero disse...

e sobre o tal
jacaré da camiseta?

à Isabel
expert nesta matéria
acrescenta ou não
valor à etiqueta?

ao Castro Nunes
pela arte com que escreve
- se quadra
ou se soneta

queira então pronunciar-se
sobre o papel
do jacaré
na camiseta

sem jacaré
a camiseta
é ou não é?

João de Castro Nunes disse...

Para PLATERO com estima e grande apreço:

O jacaré na etiqueta
desde logo é garantia
de qualidade e valia
no que toca à camiseta!

JCN

João de Castro Nunes disse...


Olhem menina Meirelles, que essa linguagem de cornos... não bate certo comigo, pese ter apenas a 4ª classe do tempo da maria-cachucha! Contenha-se, menina Meirelles, contenha-se! JCN

Isabel Metello disse...

Ao Platero,

Ó etiqueta à aparência associada,
Podes iludir vácuos olhos, rostos e superficiais corações,
Mas a mim, a quem te despreza,
Dizes-me absolutamente nada,
Já te vi estraçalhar Afectos, despejados em caixões como mortos fetos por mãos criminosas empilhados aos milhões...

Pode ser assim? Hoje, estou muito Morticia Adams...

Isabel Metello disse...

AO JCN: contenho-me porquê? Se formos a analisar o historial dos comentários de Sua Eminência, por lá anda tanta linguagem vernácula que esta dos cornos até parecerá uma flor de jardim...E, por acaso, até descrevia totalmente o meu mood de ontem! Foi pena não haver Lua cheia- se houve, não dei por ela, o que é sempre um desperdício!

Tem a 4ª classe? Olhe, conheço gente com a 4ª classe antiga que tem muito mais bases e cultura do que analfabetos funcionais com licenciaturas e até pós-graduações...

Ah, e Platero, não confunda jacarés com vampiros emocionais- o jacaré só o chateia se dele se aproximar do seu habitat natural (sei-o tão bem- era uma das brincadeiras infantis ir lá arreliá-los:), um vampiro emocional é o contrário- morde, inverte a situação perante a Legítima Defesa e ainda se sai a rir com o sugar da energia emocional libertada, quando a vítima se sente justamente injustiçada! E vou-lhe dizer : são mato, pois o que os caracteriza é a irresponsabilidade individual, o egoísmo e o gosto por fazer mal! Há estratégias que os desconcertam- têm de ler o livro!

João de Castro Nunes disse...


Não há pachorra, menina Meirelles, para tanta... fancaria! E deixe-se lá de versalhadas, que mais parecem poemas de oficina que lamúrias de cego de esquina! Afine o violão, menina Meirelles! Quanto aos ditos cujos, recolha-se às trincheiras! JCN

Isabel Metello disse...

Acha que me estou a lamuriar pelos chifres? Nem pó!!! E olhe que os tenho de vários géneros e feitios, pela minha petite investigation (alguns até muito burlescos)!

Lamuriar-me-ia era se os tivesse algum dia posto a alguém, isso sim, isso dar-me-ia cabo do coração! Como nunca foi o caso- sempre gostei de Honrar os meus Sentimentos, principalmente Aqueles que nos Ultrapassam... Sabe que eu, nesse aspecto como em muitos outros, não sou muito pós-moderna!

E repito-lhe: recolha V. Eminência o ferrão, caso contrário ainda se pica!

João de Castro Nunes disse...

Como, menina, o seguro
terá morrido de velho,
vou seguir o seu conselho
pelo que toca ao futuro!

JCN