O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 25 de junho de 2012

MOSQUITO

sacana de bicho
tão esquisito
:
vil
minúsculo
ridículo
fora de proporção o "bico"

sacana de mosquito
zumbidor
pequeno

bem menor o corpo
que o zumbido

e o veneno

4 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Quando há talento a valer,
até um reles mosquito
dá para um verso fazer
de excelente gabarito!

JCN

João de Castro Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel Metello disse...

Platero, e ainda por cima, hoje, a evolução genética do parasita pelos mosquitos transportado e a globalização até o paludismo trouxeram para a Metrópole...os mosquitos sempre me adoraram!!!- era sempre eu a picada, as minhas irmãs ficavam incólumes e ainda o sou...devo ter alguma substância estranha no sangue ou então foi tanto paludismo que eles me reconhecem! :))) por falar nisso, mas mudando de espécie- já tentei salvar um sapo avermelhado numa casa-de-banho de um kashbah com um piaçaba, mas a histérica da criatura que de lá tinha voado em pânico não me deixou(acho que é assim que se escreve:) onde Maomé perdeu as sandálias ou as babouches (até assisti à passagem de um velório numa carroça puxada por um burro...fiquei encantada, não pela presença da ausência, i.e., da morte, mas por aquela imagem- só tenho pena de não a ter captado com a máquina, mas, acima de tudo, respeito A Morte, É Um Momento Sagrado e ai de Quem o Desrespeite (recusei-me a sair de Marrocos enquanto um gatinho que adoptei doentíssimo não morreu no meu colo, mas as outras pessoas queriam que eu o abandonasse ali em nenhures- nunca- fossem apanhar eles o ferry! Fiquei até ao final! Encontrei-o numa piscina e pedi ao tratador da piscina para tratar dele, mas como ele me respondeu com um gesto tipo cortar-lhe a garganta e assim "oui, oui, je m´en occupe!", passei a levá-lo de hotel em hotel no nécessaire e punha-o na casa-de-banho, depois tirava comida do buffet e levava-lhe- estava muito doente, mas morreu com Carinho!...)...os Marroquinos não brincam em serviço no que toca a maltratar animais- um horror! Então, na Medina de Fez, a forma como têm os meus queridos camaleões, com que brincava na infância com fitinhas de várias cores, em caixas tipo gaiola com rede e lhes entalam as caudas com as portas- uma vez, passei-me (Marrocos é um excelente sítio para a pessoa se passar e logo na Medina de Fez :))) e abri a porta da gaiola e afastei os bichinhos e ainda me zanguei com o boçal da loja! Ah, o piropo mais interessante que ouvi lá (se a pessoa se vestir com uma túnica até aos pés e com umas botas tipo da tropa e tiver um ser do género masculino ao lado, passa despercebida, mas em Marrakesh, como me afastei um bocadinho para ir ver umas bijouteries tradicionais, uma criatura perguntou-me se eu queria ver as tartarugas que ele tinha no quintal...ora veja lá se este piropo não é muito mais chic do que a de muitos boçais portugueses... ora, e os Portugueses como tratam os seus animais???!!! Muito mal, compram-nos pelas marcas, abandonanm-nos nas férias e na estação seguinte compram outro- a descartibilidade perante Afectos é a prova da falta de Espiritualidade!!! E não se espiritualizem com esta crise não!!!

Isabel Metello disse...

E andam alguns aluados preocupados com os aliens- por favor, os alienígenas são muito superiores à desumanidade! Hollywood anda sempre preocupada em arranjar bodes expiatórios e respiratórios para desviar a marabunta alienada da perscrutação do mal puro (no sentido pejorativo) na terra! Pior que a desumanidade???!!!! è impossível!!! Aliás, porque eles nos têm visitado e não nos fazem mal algum, apenas nos estudam como case studies...Vejam a reportagem da TVI24 e da SICNotícias sobre o que as petrolíferas Francesas estão a fazer no Delta do Níger- torturas dos nativos que se queimam todos a tratar a matéria-prima, gangs locais as massacrarem as populações, os rios e os mares, outrora, transparentes, todos poluídos...e ainda falavam dos colonizadores!!! Que ignomínia! E anda o Sr. Obama muito preocupado em depor os ditadores aliados dos EUA, não dando um tiro na testa ao genocida da Síria e, depois, admiram-se que o fundamentalismo islâmico cresça a olhos vistos- depois vão para lá estes e lá há mais motivos para guerras eternas pelo petróleo e quem padece???!!! Inocentes!!! E o Sr. Putin e a China com o foco na Amazónia???!!! Isto vai acabar bem, vai!!!