(...) o Sol brilha sem cessar; porém, quando uma nuvem ou nevoeiro está entre nós e o Sol, então não nos apercebemos mais do brilho da luz. O mesmo se passa quando o olho está, ele próprio, doente e se mirra ou tolda; então ele também não reconhecerá o brilho. (...) quando um mestre faz uma imagem de madeira ou de pedra, ele não leva a imagem para dentro da madeira, senão que ele talha as aparas que tinham ocultado e encoberto a imagem; ele nada dá à madeira, mas tira e aplana-lhe a cobertura, afasta a ferrugem, para que depois resplandeça o que estava oculto por baixo. Este é o tesouro que estava escondido no campo, de que Nosso Senhor fala no Evangelho (Mt 13,44).
- Mestre Eckhart, Tratados e Sermões, Paulinas Editora, p.169
claro, dentro de nós está a imensa tristeza, é preciso clareá-la para nos libertarmos.
ResponderEliminarMesmo as nuvens e o nevoeiro são sol, se os reconhecermos como tal...
ResponderEliminarEncontrei este: Lc 33-36. Tem a ver.
ResponderEliminarNão tive tempo para escrever há bocado, é o 11. O 33 nega um pouco o tesouro escondido. Escrevo a partir do 34:
ResponderEliminar"A lâmpada do corpo é o olho. Quando o olho é são, o corpo inteiro também fica iluminado. Mas, se ele está doente, o corpo também fica na escuridão. Portanto, vê se a luz que está em ti não é escuridão. Se o teu corpo inteiro é luminoso, sem nenhuma parte escura, ficará todo luminoso, como quando a lâmpada te ilumina com o seu clarão."
"(...) fecharam os olhos para não ver com os olhos, e não ouvir com os ouvidos, não compreender com o coração (...)" Mt 13, 15
ResponderEliminarPorém, há que ter cuidado para que não digamos "Nós vemos" (Jo 9, 41), o que seria sinal de arrogância, falta de humildade, sinal de pecado, porque "Não é o que entra na boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca isso é que torna o homem impuro" (Mt 15, 11), e o que sai da boca é o que tormenta o coração, embora Cristo não julgue: "Vós julgais como homens, mas Eu não julgo ninguém" (Jo 8, 15) dado que seria desnecessário porque "Se Me conhecêsseis, também conheceríeis o Pai" (Jo 8, 18) - se conheceres o Pai, poderás julgar-te a ti mesmo. Mas que Pai é este?
ResponderEliminarTemos aqui uma resposta possível: "Agora, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico o Rei do céu, porque as suas obras são justas e os seus caminhos são rectos, e humilha aqueles que caminham com soberba" (Dn 4, 34) mas "Quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado" (Mt 23, 11) e "quem perde a sua vida por causa de Mim, vai encontrá-la" (Mt 10, 39). Tal é o tesouro... escondido "aos sábios e inteligentes" e revelado "aos pequeninos" (Mt 11, 25), embora Cristo não tenha vindo "para chamar os justos, mas os pecadores" (Mt 9, 13) :)
ResponderEliminar"Ninguém pode vir a Mim, se isso não lhe é concedido pelo Pai" (Jo 6, 65). Há algo em nós que nos permite compreender a mensagem de Cristo. Que dom é esse? Arrependimento? Pureza de coração? Discernimento?
ResponderEliminar