em oferenda de lótus e jasmim
caminho pelo (meu) mágico de jardim
e medito vacuidade
não-existência
luz
paz
e sapiência
quero acordar
para o nirvana, alcançar
bodhi
caminho pelo (meu) mágico de jardim
e medito vacuidade
não-existência
luz
paz
e sapiência
quero acordar
para o nirvana, alcançar
bodhi
Jan.08
Bodhi (बोधि), é um termo Pāli e Sânscrito para "desperto" ou "iluminado", é um substantivo abstrato da raiz verbal budh (acordar, ficar acordado, perceber, saber ou entender), correspondendo aos verbos bujjhati (Pāli) e bodhati ou budhyate (Sânscrito).
Que bom rever-te por aqui!
ResponderEliminarSerá a vacuidade "não-existência"?
ResponderEliminarnão-existência, potência de existência...faz sentido?
ResponderEliminarNem sim, nem não, nem sim e não, nem nem sim nem não.
ResponderEliminarVacuidade da vacuidade.
td é vacuidade, certo?
ResponderEliminare a vacuidade da vacuidade é...bodhi?!...
explique p/favor, Nagarjuna.
"Bem-aventurada a pacificação de toda a apropriação, bem-aventurada a pacificação das palavras e das coisas. Nenhum ponto de doutrina foi ensinado a quem quer que seja pelo Buda" - Madhyamakakarikas, 25, 24.
ResponderEliminariluminação...pacificação...
ResponderEliminare vacuidade da vacuidade, é isto?
perdoe-me a ignorancia!
fragmentus
Cara amiga, não há nada nem ninguém a perdoar! Eu também não sei: sou apenas um ignorante que usa o nome de um sábio.
ResponderEliminarCreio que o que ele nos tenta dizer é o que se diz no quarto selo budista: O Nirvana/Despertar transcende os conceitos e todas as possibilidades do discurso, ou seja, todo o afirmar, negar, afirmar e negar, nem afirmar nem negar algo de alguma coisa. É por isso que se fala de vacuidade da vacuidade, pois a vacuidade não é nem não é isto ou aquilo, como por exemplo o vazio, mas sim o "escapar a todos os pontos de vista" (Madhyamakakarikas, 13, 8), sem fazer disso um outro ponto de vista.