terça-feira, 18 de novembro de 2008

"Tal como um homem enlaçado pela sua amante nada mais sabe do exterior nem do interior..."

"Tal como um homem enlaçado pela sua amante nada mais sabe do exterior nem do interior, assim este indivíduo enlaçado pelo atman [...] nada mais sabe do exterior nem do interior. Tal a condição suprema onde todos os seus desejos são satisfeitos, onde não mais deseja que o Si, onde os seus desejos se desvanecem, onde não conhece mais o desgosto... Aí um pai já não é um pai, uma mãe já não é uma mãe, os deuses já não são os deuses, os Vedas já não são os Vedas, os mundos já não são os mundos. Aí, um ladrão já não é um ladrão, um abortador já não é um abortador, um Candala já não é um Candala, um Paulkasa já não é um Paulkasa, um asceta já não é um asceta. Aí, as suas boas e más acções já não mais o seguem, pois ele se mantém então para além de todos os sofrimentos do coração"

[Candala e Paulkasa são duas categorias de "intocáveis" ou sem-castas na sociedade indiana]

- Brhadaranyaka-Upanishad, IV, 3, 21-22.

13 comentários:

  1. Será isto que inconscientemente se deseja na união amorosa e sexual?

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  2. É isto que deseja o desejo. Mas isso não o converte ainda em amor.

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  3. Abram mas é a pestana e tenham fé no insípido. Pode ser que na calada da noite ele nos segrede alguma coisa especial. Ainda assim, continuem a acreditar no Pai Natal. Afinal ele existe!

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  4. lembro-me q ler esta obra, com o Prof Carlos Silva foi, para nós, algo de tão estranho...mas com o seu quê de fascinente!

    atman, a alma indivuidual...q se pretende liberta, iluminada, para ser feliz...diante/com/pelo/no brahman.

    (sempre bom ler os comentários aqui postados!)

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  5. A realidade é sempre estranha.

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  6. Mas estranhar a realidade não significa ser irreal?

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  7. Irreal não será a ideia de realidade!?

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  8. irreal são tantos humanos q não estranham a realidade, isso sim, pois não se inquietam, não se questionam, não ponderam criticamente!

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  9. O que é então a realidade?

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  10. É o que há antes de o pensares.

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