segunda-feira, 24 de março de 2008

A arte suprema



"Movimente-se na vida com uma confiança profunda, onde quer que ela o conduza. Não crie objectivos próprios. Se criar objectivos perderá a sua autenticidade. Ter objectivos é ser contra a vida. A vida não tem objectivos. Se você tiver um objectivo, está contra a vida. A vida não se move como um negócio,move-se como a poesia. A vida não se move a partir da inteligência, mas a partir do coração. A vida é um romance. Por isso a confiança é fundamental, e a dúvida em nada nos pode ajudar. A vida não é científica, é irracional. A vida não acredita em Aristóteles ou nos apologistas da lógica, mas acredita no amor, nos poetas, nos místicos. É um mistério que tem que ser vivido, e não uma charada para resolver. Não é um puzzle , nem um problema. O segredo da vida está aberto, você é que está fechado. O segredo da vida é revelado em cada coisa: em cada árvore, em cada raio de sol. É você quem está fechado.
E porquê? Se não aceita a vida que existe em si, como pode aceitar a que está fora de si? Aceite! Comece pelo centro do seu ser. Aceite-se tal como é e será capaz de aceitar tudo o que o rodeia tal como é. A transformação só acontece a partir da aceitação. Quando aprender a aceitar, nunca mais será o mesmo." OSHO, A semente de mostarda, Pergaminho, pp.98-99.

5 comentários:

  1. Eu diria que a Inteligência provém do Coração.

    ResponderEliminar
  2. O texto é bom. Mas quem o escreve terá autoridade ?

    ResponderEliminar
  3. É ser o que se escreve e mais ainda.

    ResponderEliminar
  4. Nesse caso, a "autoridade" só pode residir em quem lê. De facto, o nome de autor, neste caso, é uma marca comercial. :)

    ResponderEliminar