O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Convites para o V Império, a Saudade como Libertação e a Gnose



Caras Amigas e Amigos,

Tenho imenso gosto em vos convidar para o lançamento do meu último
livro "A Pedra, A Estátua e a Montanha. O V Império no Padre António
Vieira" (Ensaios e Antologia), na próxima 4ª feira, dia 12 de
Novembro, às 18.30, na Igreja de São Roque (Largo Trindade Coelho),
onde o grande orador proferiu muitos dos seus inspirados sermões.

A apresentação será feita pelo Padre António Vaz Pinto, SJ, que na
ocasião também apresentará o livro "Sermões de Santo António do Padre
António Vieira", organizados e introduzidos pelo Prof. Abreu Freire.

No dia 13 será também apresentado, por Rui Lopo, o meu livro Da Saudade como Via de Libertação, na Fauldade de Filosofia da Universidade de Santiago de Compostela, bem como o segundo número da Nova Águia. Este programa repete-se no mesmo dia, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
No dia seguinte, 14 de Novembro, os mesmos lançamentos repetem-se integrados no programa de um Colóquio que vivamente aconselho:

Colóquio internacional
GNOSE E GNOSTICISMO – GENEALOGIAS, EMERGÊNCIAS
Porto - 14 e 15 de Novembro de 2008
Ateneu Comercial do Porto

PROMOTORES

Instituto São Tomás de Aquino
Centro de Estudos do Pensamento Português (CEPP)da Universidade Católica Portuguesa
Grande Oriente Lusitano (GOL) – Maçonaria Portuguesa
Instituto Investigación sobre Liberalismo, Krausismo y Masonería, da Universidade de Comillas

Comissão Científica:
Antonio Piñero - Universidad Complutense de Madrid
José Augusto Mourão - Instituto S. Tomás de Aquino, Universidade Nova de Lisboa
Arnaldo Pinho - Grupo de Estudos do Pensamento Português, Universidade Católica Portuguesa
Francisco Teixeira - Escola Secundária Francisco de Holanda
Enrique Menéndez Ureña - Instituto Investigación sobre Liberalismo, Krausismo y Masonería, Universidade de Comillas
Pedro Alvarez Lázaro - Instituto Investigación sobre Liberalismo, Krausismo y Masonería, Universidade de Comillas
Paulo Borges - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Organização:
Arnaldo Pinho
Belmiro Sousa
Fr. José Filipe Rodrigues - 210312300; 965168245
Francisco Teixeira - 914 786 581
José Augusto Mourão
Luis Moutinho

Programa:

Dia 14 – sexta-feira

9.30 Horas:

Conferência plenária de abertura:
José Augusto Mourão - Cibergnose

Gnoses cristãs:

Arnaldo Pinho - S. Ireneu e a Gnose do seu Tempo
José Manuel Fernandes - A Sagrada Escritura na polémica contra os gnósticos. Tertuliano e a sua obra "De praescriptionibus adversus haereses omnes"
Abel Pena – Julião, o Apóstata

14. 30 Horas:

Gnoses não cristãs:

Paulo Borges - Os três corpos do Cristo gnóstico e os três corpos de Buda
Carlos Silva - A IDEIA ARCAICA – Do originário da Gnose pré-cristã
Clara Calheiros – Os krausismos ibéricos e a maçonaria

18 Horas:

Lançamento da revista Nova Águia, Nº 2.
Apresentação de Renato Epifânio e Paulo Borges.

18.30 Horas

Lançamento do livro Da Saudade como Via de Libertação, de Paulo Borges, Ed. QuidNovi. Apresentação de Rui Lopo.

Dia 15 – sábado

9.30 Horas:

Gnoses na cultura portuguesa:

Ricardo Ventura - Prisciliano e priscilianismo: contributo para a discussão do conceito de "gnose"
Rui Lopo - Ecos e ressurgências da Gnose na cultura portuguesa contemporânea
Afonso Rocha - A Gnose de Sampaio Bruno: perspectivas, manifestações e referências
Luís Filipe B. Teixeira - A Gnose em Fernando Pessoa

14. 30 Horas:

Gnoses hoje:

Francisco Teixeira - Gnosticismo e Maçonaria
Jorge Martins Rosa - Transmissões ocultas: A fantasia gnóstico-científica em Philip K. Dick
Jorge Leandro Rosa - O Aprisionamento Cristalino. Alguns Temas Gnósticos em Peter Sloterdijk

Intervalo

Conferência plenária de encerramento:
António Piñero - El estado actual sobre la investigación del Evangelio de Judas

20 comentários:

Anónimo disse...

Como dizia um padre e professor de filosofia meu amigo, já reformado, "toda a filosofia portuguesa, com excepção do Leonardo Coimbra, é gnosticismo...". E mesmo o Leonardo Coimbra, pelo menos até 1923, andou por essas águas turvas...
Pelo que vejo, a heresia agora até é celebrada nas Igrejas, apadrinhada por sacerdotes respeitáveis...
Como canta a Amália: "Tudo isto existe, / Tudo isto é triste, / Tudo isto é fado"...

Anónimo disse...

Qual heresia, qual quê!? Vão ser mas é discursos chatos, sobre a treta do V Império, que está sempre para vir e nunca mais vem, que no fundo é do Imperador que está encoberto dentro de todos nós e mais blá, blá, blá...
Se ao menos fosse uma boa Festa dos Loucos dentro da igreja, com os padres vestidos de mulheres, a comer salsichas, a beber vinho e a dançar em cima dos altares, a queimar sapatos velhos em vez de incenso e a ler Bíblias voltadas ao contrário, até por lá aparecia!... Mas isso já acabou há 500 anos e só volta na Madeira, com o João Jardim no Carnaval em cuecas pela rua fora! Apagada e vil tristeza a vossa... Andam todos muito sérios, à imagem e semelhança do vosso Presidente... Coitados!
Mas o abismo enviou-me para vos libertar: a Conceição que se cuide!

Anónimo disse...

Sempre achei que o Paulo Borges tinha pinta de padre... Um padre budista numa igreja católica a rezar o mantra do V Império... Deve ser isto o pós-modernismo.

Anónimo disse...

Não sejam mauzinhos: vai ser fixe e até pode ser que apareça o Dom Sebastião! Se é que já não apareceu...

Anónimo disse...

Então ó Paulinho, e o que é que se bebe nesse lançamento numa igreja?... Água benta!?
Aqui o TiZé da tasca diz que, se a igreja fizer um convénio com ele, manda para lá uns barris de tintol. De Tinto Império, estás a ver!?
No fundo há uma grande afinidade entre a taberna e o tabernáculo, como sabem os eruditos... Na é!?...

Anónimo disse...

acerca do post:
1- o tema é mt interssante,
2- esteticamente, o convite ficou mt bom,
3-desejo q esta leitura horizontes do saber!

acerca de quem postou: adorei ler esta sequência de comentários, dos blogs q conheço este é, sem dúvida, mui sui generis!lol

Anónimo disse...

rectifico:

3-desejo q esta leitura amplie horizontes do saber!

Anónimo disse...

Gozem, gozem, mas o lançamento deste livro na Igreja de São Roque, onde o Vieira pregou, é um sinal...

Paulo Borges disse...

Pensando bem, não vão e eu também não vou! Sou um chato, o que escrevo sobre o Vieira nem ele entenderia e tenho mais que fazer do que ir aos sítios onde estou!

Tchau!

Anónimo disse...

Tchauzinho!Voltaremos a ver-nos talvez depois, na blogosfera. Pelo menos aqui não há o peso (ou o encanto) do suporte material! A alma fica mais leve. Não tem que andar com o corpo atrás e como o vento, sopra para onde quer!

Mas se for Professor, pelo sim, pelo não, leve um fole! Não vão por lá as brasas nestes dias de frio, extinguirem-se nas correntes de ar dos conceitos!

Eheheh!...

Paulo Borges disse...

Caro anónimo, para onde quer que vou - e até para onde não vou - espero levar sempre comigo o fole da folia, não a minha, mas a desse vento que ninguém sabe de onde vem nem para onde vai e sopra onde quer. Que ele sempre em nós sopre! Amen.

Anónimo disse...

Eu também vou levar um comigo para a praia a fim de ajudar a incendiar as ondas e "eleva-las em chamas de fim de mundo", utilizando a expressão pujante do poeta, que já não sei se era bem assim.

Anónimo disse...

Foles vazios, foliões do Espírito ou loucos varridos?

Anónimo disse...

adoro esse poema-prece...acho q merece ser referenciado:

Santa Teresa Benedita da Cruz [Edith Stein] (1891-1942), carmelita,
mártir, co-patrona da Europa

>Poesia Pentecostes 1942
>
>“Não sabes de onde vem nem para onde vai”
>
>Quem és tu, doce luz que me cumula
>E ilumina as trevas do meu coração?
>Tu me guias como a mão de uma mãe
>E, se me largasses,
>Eu não poderia dar nem mais um passo.
>Tu és o espaço
>Que envolve o meu ser e o abriga em ti.
>Se o abandonasses, afundar-se-ia no abismo do nada
>De onde o tiraste para o elevares até à luz.
>Tu, mais próximo de mim
>Do que eu mesma estou,
>Mais íntimo dos que as profundezas da minha alma
>E, contudo, intocável e inefável,
>Para além de todo o nome,
>Espírito Santo, Amor eterno!
>
>Não és tu o doce maná
>Que, do coração do Filho,
>Transborda para o meu,
>Alimento dos anjos e dos bem-aventurados?
>Aquele que se ergueu da morte à vida
>Acordou-me também a mim
>Do sono da morte para uma vida nova.
>E, dia após dia,
>Continua a dar-me uma nova vida,
>Cuja plenitude um dia me inundará,
>Vida saída da tua vida,
>Sim, Tu mesmo,
>Espírito Santo, Vida eterna!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

lamento q se sirvam de posts sem moderação para revelarem pouca educação...e louvo a frontalidade do autor em permiti-los assim expostos.

costuma-se dizer: "quem desdenha, quer comprar" e a inveja corroi tanto...ui!

sucesso para o lançamento pk certamente são bons os ventos que permitem q as palavras evoquem sabedoria, luz, especialmente para quem delas + necessita!

um bem-haja à sua obra, Paulo Borges!!!

Anónimo disse...

e sim, Mª da Conceição, desta vez até concordo consigo: "loucos varridos"...lol

Anónimo disse...

Antes o fossem, antes o fôssemos: varridos de nós mesmos como o Cristo varreu do templo os vendilhões...

Corpos que Sonham disse...

a qué hora é a apresentación en Compostela?
Obrigado.

Paulo Borges disse...

A apresentação em Santiago será às 17 horas.