terça-feira, 22 de maio de 2012

AFOGAMENTO NO DANÚBIO

chamava-se Ferraz
Gonçalo Ferraz
o rapaz
que se atirou ao Danúbio
em Buda-Peste

rio voraz
nascido na Floresta Negra
morrendo no Mar Negro
de que outra coisa
seria então capaz
que não tragar
o infeliz rapaz
aventureiro

e logo em Budapest
- mais Peste do que Buda -



só os pais do rapaz
de Gonçalo Ferraz
sem se afogarem no Danúbio
afogam-se no pranto
que a sua falta traz

por mais que gritem por socorro
- não há quem lhes acuda

28 comentários:

  1. JCN, não seja insensível- ponha-se no papel dos Pais...ou nem isso é capaz de fazer? Nunca foi jovem? Nunca cometeu um disparate? Os Pais têm razão- as buscas deveriam ser alargadas!

    ResponderEliminar
  2. Não tem respeito pela Dor Alheia? É o que eu digo- o contacto com o Direito entortou-o...onde é que será que eu já perscrutei esta falta de empatia???!!!!

    ResponderEliminar
  3. afinal fiquei sem saber se valeu ou não a pena ter escrito o que julgo seja um poema

    de qualquer modo, obrigado aos dois velhos beligerantes

    biabraço

    ResponderEliminar
  4. Platero, ora essa! Eu sou uma acérrima defensora da Liberdade de Expressão, contrariamente a Sua Eminência! :) E no poema não vi desrespeito algum e a sua hipótese é plausível...


    Sua Eminência, "carraça do" mato (repare, não é "dos matos", é "do mato"- é que há uma diferença semântica significatriva assim como "mata" e "mato"- pergunte ao Platero ...:) eu???!!!! Olhe essa está boa- ainda não me tinha lembrado dessa, mas está boa!
    Tb está boa essa do "humano" no sentido de "humane", pois como V. Selência se deve aperceber ser-se human sem se se ser humane "é mato" (pergunte tb ao Platero!:).
    Como tal, vamos é rezar para que as autoridades húngaras "abram a pestana".Os Pais até poderiam criar um grupo de voluntários especializados Português nas buscas.

    ResponderEliminar
  5. Quanto a ser sarnenta, não o suro oeirense não chegou aqui; quanto ao azul do Danúbio, agora, está mais negro, não acha? Se bem que eu creio que vão encontrar o rapaz com vida, pelo menos assim o espero, porque essa Dor é a pior que há na vida e ninguém a merece!

    ResponderEliminar
  6. A menina Meirelles não mete uma bola no cesto: atira sempre ao lado! JCN

    ResponderEliminar
  7. Ai, isso é que não Monsieur, jogo basketball desde muito pequenita, lá era o desporto-Rei e ia ver os jogos dos campeões nacionais! Sua Eminência é que joga mal batalha naval- ainda não acertou uminha que fosse, uminha! Qualquer dia, dou-lhe uma coordenada, só para não meter tanta água azul ou verde!

    ResponderEliminar
  8. mais do que poeta
    sinto-me nato arruaceiro

    - cada poema na Serpente
    cada briga entre vocês
    - meus bons amigos
    companheiros

    abraços

    ResponderEliminar
  9. Platero, não se culpe, somos nós os dois os responsáveis pelas brigas :)

    Sua Eminência está outra vez com o olhar obtuso :) repare, lá havia cestos e tabelas em todo o lado- aqui nem uminha se encontra para treinar! Caramba, carambita, carambola! É que a mentalidade é tão proporcional aos horizontes de Alfama que consideram que só os jovens, os homens ou as camionistas podem jogar futebol, basketball, volleyball e nadar comme il faut- e mesmo assim veja na praia quem se atreve a nadar fora da orla- as Mesdames qui sont Mères só podem ficar na beirinha da água com as Crianças a chapinhar, por baixo dos chapéus ou das lonas a cuidar dos lanches e nas chaises ou nas toalhas a bronzear (quando não a esturricar- depois de tantos avisos, ainda se atrevem a pôr bronzeadores e deixam as Crianças tb a atingir níveis de bronze criminosos...:), a cuidar da melena e as unhas a pintar, enquanto parlam umas com as outras sobre as fofoquices das revistas pink; só quase aos homens é permitido ir jogar com os Filhos e muito poucos sabem, de facto nadar e um Homem que não sabe nadar fica tão mal, Nossa Senhora! Ai de alguma Mãe que seja multitasking- trate de proteger a Criança doos raios solares, cuide dos lanches, faça castelos de areia com Aquela, não a aarraste para a água como muitos, mas a ensine a nadar comme il faut, jogue com Ela futebol, frisby (é o disco :), volleyball ou deixando-a com alguém Amigo/a na areia se atreva a nadar até longe- é logo fulminada! Que mentalidade mais mixurica! Lembra-me quando viemos de África e a minha família do norte nos achava umas avançadas, para usar um eufemismo!

    ResponderEliminar
  10. Olhe, eu vou ser sempre como dois dos meus ídolos- o Johnny Weissmuller e a Esther Williams! Só não me penduro numa árvore para destressar porque as falsas beatas aproveitavam logo para chamar o INEM! :)))

    ResponderEliminar
  11. Que lábia, menina Meirelles, que lábia! Que bem lhe faria passar uma boa temporada... entre os trapistas! Saía de lá... passada a ferro! JCN

    ResponderEliminar
  12. Já foi descoberto o cadáver de Gonçalo

    e qual a cor do RIO?

    abraço aos dois

    ResponderEliminar
  13. Hum, negro de LUTO, não há Dor Maior para Pais! Os meus pêsames! E desculpas por ter enveredado por discursos mais light :(

    ResponderEliminar
  14. A cor das águas do Danúbio médio
    é a cor que ela possui na nossa mente,
    seja qual for o tom que sem rem
    édio
    por natureza tenha... realmente!


    Acaso o sangue rubro da nobreza
    deixa de ser azul, cor da turquesa?!

    JCN

    ResponderEliminar
  15. Sabe uma coisa, JCN? Certa vez, um Professor meu perguntou à turma qual a razão da expresssão "sangue azul" e eu, ainda com aquele brilho nos olhos, entretanto perdido, pensei e logo o disse (era assim- uma totó! :) "porque era a cor celeste a o regime nobiliárquico estava muito associado à ideia de que o seu poder advinha de Deus". Sabe o que o nosso Professor me respondeu e muito bem? "Ó Isabel, não invente, era porque os nobres não trabalhavam no campo, logo eram branquíssimos, por isso se lhes via as veias..."...está a ver que não é o único que detectou a tendência para a tagarelice? :))) Mas, pronto, pelo menos, não fiz como o meu colega brasileiro a quem o mesmo docente perguntou: "O que pensa da Carta de Pêro Vaz de Caminha?"? Ao que ele respondeu: "Professor, eu não a li, mas acho que é um livro de propaganda da Igreja Católica..." (hoje, é Professor Universitário no Brasil....:), ao que o Professor respondeu :) "Ó G., por favor não me vai dar uma opinião sobre um livro que não leu. Tenho um grande Amigo meu que é um grande escritor e que costuma dizer: não tenho tempo para ler, só tenho para escrever!"...pois agora, S. Eminência me retiro dizendo :) não estou com mais tempo para escrever, pelo menos nestas plataformas, tenho muito para ler e que escrever noutro suporte. Acrescento tb que a cor dos charcos, dos rios, dos Mares é a que nós lha quisermos dar - é mais ao menos como aquele ditado "quem feio ama bonito lhe parece"...por falar nisso, sabe uma coisa???!!! Durante o período em que andei como voluntária na Comunidade Vida e Paz, onde aprendi muito com Todas Aquelas Pessoas, chegava a casa, tomava banho e deitava-me a pensar: "sou uma sortuda, chego a casa posso tomar banho, deitar-me em lençóis limpos e comer o que me apetece". Comecei a mudar desde aí, hoje, sei-o, amadureci...mas nunca percebi, então, realmente, por que é que muitos deles não queriam sair das ruas- hoje, sei-o- apesar de todo o sofrimento iumplícito, eles desfrutam de uma Liberdade que nem o mais rico milionário se pode gabar de desfrutar, eles são de facto os Verdadeiros Lúcidos, pois nós andamos aqui nestas mundanidades apócrifas e o que é que isso nos traz? Nada!!! Está a perceber qual foi o efeito do contacto involuntário da minha parte com essa mundanidade falsa e cruel? Cada vez mais prefiro nem sequer os detectar, quanto mais ver...se tiver de optar opto pela traparia sem pensar 2 x....

    ResponderEliminar
  16. É muito mais limpa, ainda que não o aparente!~

    Ah, esqueci-me :) o Professor tb acrescentou ao meu colega :) "Como tal, G, penso que esse não é o seu caso, logo, para a próxima, quando lhe pedir uma opinião sobre uma obra, não a profira se não a leu..."

    ResponderEliminar
  17. Sua Eminência, eu não sou lateral- sou vertical- estou sempre pelo Altíssimo, logo, pelo Azul Celeste Ornado a Dourado, sou capaz de me deixar ficar rubra- o vermelho sangue não é a cor da Coragem? Então, a cobardia não faz parte dos meus defeitos!

    ResponderEliminar
  18. Atente bem neste vídeo :) http://www.youtube.com/watch?v=JFTSAjZEqPw&feature=related

    E nestas palavras :)http://briefnewworld.blogspot.pt/2007/12/simetria-csmica-da-ltima-ceia-de-dal.html

    ResponderEliminar
  19. Este tb é interessante :) Fibonacci, Leonardo da Vinci, Einstein,...todos conheciam O Conceito de Arquitectura Sagrada...

    http://youtu.be/cETE1VyrDrg

    ResponderEliminar
  20. E mais estes :) http://www.youtube.com/watch?v=9oSePXRbW9o&feature=related

    http://youtu.be/hprIaAG1m_I

    :)

    ResponderEliminar
  21. João de Castro Nunes disse...
    Menina Meirelles: se a cobardia fosse um defeito, também vossemecê seguramente o teria! O resto... é conversa fiada, que não quadra comigo! Sou de palavras poucas, mas certas. JCN

    28 de Maio de 2012 13:57

    Sua Eminência Excelsíssima, quanto a essa falha de carácter fazer parte dos meus defeitos, ni pensez pas! Já o deixei bem explícito- sou uma guerreira solitária e nunca, jamais, em tempo algum compactuei ou compactuarei com os rebanhos de pensamento cujo prato principal é fazerem e nutrirem-se do mal...babam-se de contentamento na podridão que alimenta os seus egos despóticos sempre ávidos da humilhação alheia...reconheço-os por um mero glimpse- fiz várias recrutas involuntárias nas suas mãos (uma foi, em parte, voluntária, no sentido de protecção de Vidas Alheias...:), o que me desenvolveu as parabólicas! Está provadíssimo que Sua Eminência não daria um bom profiler...

    ResponderEliminar
  22. I.e., para ser concisa e certeira: Sua Eminência já está como o meu ex-colega G- nunca leu o livro...

    ResponderEliminar