Um espaço para expressar, conhecer e reflectir as mais altas, fundas e amplas experiências e possibilidades humanas, onde os limites se convertem em limiares. Sofrimento, mal e morte, iniciação, poesia e revolução, sexo, erotismo e amor, transe, êxtase e loucura, espiritualidade, mística e transcendência. Tudo o que altera, transmuta e liberta. Tudo o que desencobre um Esplendor nas cinzas opacas da vida falsa.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
O Partido Pelos Animais deseja-lhe Boas Festas!
Não se esqueça de olhar pelo planeta também durante esta quadra! O PPA partilha consigo algumas ideias para um Natal amigo dos animais e do ambiente:
Luzes
Minimize a utilização de luzes na árvore de Natal e exteriores, substituindo-as sempre que possível por velas. Desligue-as sempre durante o dia e quando a família já não estiver a usufruir do espaço.
Embrulhos
Abra os presentes com cuidado, de modo a poder reutilizar os papéis de embrulho. E nos presentes que oferecer, seja criativo e dispense os papéis de embrulho comerciais! Jornais, revistas, folhetos publicitários, desenhos dos seus filhos ou netos, tecidos velhos - são muitas as possibilidades para um embrulho ecológico e original. Evite utilizar fita nos embrulhos.
Postais
Substitua os postais físicos por postais electrónicos: poupará no papel utilizado para fazer o postal e no combustível necessário ao seu transporte.
Sacos e embalagens
Durante as compras, opte por produtos que não incluam embalagens desnecessárias e recuse o saco plástico nas lojas sempre que não precisar dele.
Árvore de Natal
A maioria das árvores de Natal artificiais é feita em materiais não-biodegradáveis, não-recicláveis e, muitas vezes, tóxicos. Se já tem uma, reutilize-a pelo máximo de tempo possível, mas se tiver que adquirir uma nova, opte por uma árvore natural com raiz, que possa, depois do Natal, ser replantada num local onde tenha espaço para crescer.
Decorações
Evite comprar novas decorações de Natal, sobretudo em plástico. Reutilize e crie os seus próprios enfeites!
Evite o desperdício
O Natal é a época da solidariedade e do amor, mas em muitos casos também do excesso e do desperdício. Escolha uma abordagem diferente. Ofereça prendas feitas por si, por exemplo. Ou aposte no comércio justo, contribuindo assim para uma maior justiça económica e social.
À mesa
Não faça do sofrimento animal um dos ingredientes da sua ceia - faça uma ceia de Natal vegetariana! No blog Receitas Vegetarianas encontrará as versões amigas dos animais dos seus pratos natalícios favoritos!
www.partidopelosanimais.com
ppa-receitas-vegetarianas.blogspot.com
Paulo
ResponderEliminarsó aos amigos? e aos ditos? não há que desejar um bom Natal?
As lojas da especialidade fazem agora montes de negócios: das aranhas aos iguanas; dos pintassilgos às araras
abraço
"Minimize a utilização de luzes na árvore de Natal e exteriores, substituindo-as sempre que possível por velas."
ResponderEliminarEstou, neste momento, a pôr velas no exterior da casa. Espero que não se apaguem.
Grato, desejo retribuído.
ResponderEliminarUm abraço Paulo.
Boas festas!
Caro Platero, quanto tempo!
ResponderEliminarSaúde amigo e bom mesmo tudo...
Feliz de verdade tudo que anseie com amor e justiça...
http://julio-cavaleiro.blogspot.com/
É uma triste verdade, Platero...
ResponderEliminarAbraços e Festas Felizes a todos!