Um espaço para expressar, conhecer e reflectir as mais altas, fundas e amplas experiências e possibilidades humanas, onde os limites se convertem em limiares. Sofrimento, mal e morte, iniciação, poesia e revolução, sexo, erotismo e amor, transe, êxtase e loucura, espiritualidade, mística e transcendência. Tudo o que altera, transmuta e liberta. Tudo o que desencobre um Esplendor nas cinzas opacas da vida falsa.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Sócrates protege-nos de Cavaco. Quem nos protege de Sócrates?
Será que precisamos de protecção? Quem protegeu Jesus quando estava a ser pregado na cruz? Quem protegeu Buda Shakiamuni quando estava a ser atacado por Mara? Quem nos protege quando estamos às portas da morte?
«Não é por acaso que o símbolo mais puro do espírito do Samurai é a frágil flor de cerejeira. Tal como a pétala tocada pelo raio de sol matinal se desprende e desliza para a terra, cintilando graciosamente, também aquele que não sente medo deve conseguir desprender-se da existência, silencioso e interiormente impassível.»
Será que precisamos de protecção? Quem protegeu Jesus quando estava a ser pregado na cruz? Quem protegeu Buda Shakiamuni quando estava a ser atacado por Mara?
ResponderEliminarQuem nos protege quando estamos às portas da morte?
Ninguém.
ResponderEliminar«Não é por acaso que o símbolo mais puro do espírito do Samurai é a frágil flor de cerejeira. Tal como a pétala tocada pelo raio de sol matinal se desprende e desliza para a terra, cintilando graciosamente, também aquele que não sente medo deve conseguir desprender-se da existência, silencioso e interiormente impassível.»
ResponderEliminarEugen Herrigel, Zen e a Arte do Tiro com Arco
ninguém... eu diria nada nos protege.
ResponderEliminar