Um espaço para expressar, conhecer e reflectir as mais altas, fundas e amplas experiências e possibilidades humanas, onde os limites se convertem em limiares. Sofrimento, mal e morte, iniciação, poesia e revolução, sexo, erotismo e amor, transe, êxtase e loucura, espiritualidade, mística e transcendência. Tudo o que altera, transmuta e liberta. Tudo o que desencobre um Esplendor nas cinzas opacas da vida falsa.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
Ressurreição
"Cristo disse, segundo o poeta gnóstico: “Se soubésseis sofrer, conheceríeis o poder de não sofrer”. O único modo de vencer o sofrimento é o da Ressurreição. Aquele que usa o próprio sofrimento como fundamento da sua Ressurreição acaba, com o tempo, por não precisar de sofrer; pois a Ressurreição é o pleno viver da vida, a completa realização do potencial humano, a total liberação de energia natural, à proporção que o homem trespassa a natureza e dela volta a emergir. A Ressurreição neutraliza o sofrimento, embora possa não contornar o carácter inevitável da dor sempre que haja vida e conflito.
Saber sofrer: eis a prova. Levar o sofrimento a atender à finalidade da Ressurreição: eis a essência do viver espiritual no homem individualizado. Usar a decepção, o medo e o fracasso como trampolins para a imortalidade: esta é a antiga e eterna técnica que conduz à final maestria. Para fazê-lo, o homem precisa assumir uma atitude corajosa em relação ao fracasso, precisa fazer uma avaliação objectiva das causas do fracasso e desprender-se emocionalmente do passado - qualquer passado."
Dane Rudhyar
Sem comentários:
Enviar um comentário